Notícia na íntegra
Para celebrar o Dia Mundial do Idoso, Prefeitura realiza atividades culturais gratuitas especiais para a terceira idade
A Prefeitura de São Paulo prepara uma programação cultural dedicada à terceira idade entre os dias 26 e 30 de setembro nas bibliotecas públicas, centros culturais e casas de cultura do município, em celebração ao Dia Mundial do Idoso, comemorado em 27 de setembro. Com atividades que vão do exercício físico à expressão artística, a lista de atividades culturais ressalta a importância da manutenção dos direitos fundamentais da pessoa idosa e o papel da cultura como instrumento de inclusão, saúde e cidadania. Todas as atividades são gratuitas e livres de inscrição, e estão sujeitas a alteração.
Nos Centros Culturais, a programação selecionada para o Dia Mundial do Idoso escancara os desafios e vivências da longevidade por meio do teatro e das artes cênicas. No próprio sábado (27), às 20h, o Teatro Flávio Império (Cangaíba) recebe a peça “Quando Ismália Enlouqueceu”, uma comédia dramática musicada que reflete sobre os anseios da terceira idade a partir de poemas do romantismo e parnasianismo. No mesmo dia, um pouco mais cedo, às 18h, o Centro Cultural Grajaú apresenta “Ifigênia à Brasileira”, espetáculo que traz ao palco uma protagonista octogenária em diálogo crítico e bem-humorado com a realidade atual.
Já nas Casas de Cultura, é a vez da música e do teatro de rua. Na sexta (26), às 15h, a Casa de Cultura São Mateus recebe o grupo Trovadores de Maria; no dia 27, às 11h, a Casa de Cultura Júlio Guerra recebe ainda o espetáculo de rua “DesAtos; às 14h, a Casa de Cultura Júlio Guerra (Santo Amaro) apresenta o espetáculo “Paulinha entre Amigos”, enquanto às 20h a Casa de Cultura São Mateus recebe Rick Batista cantando sucessos de Amado Batista.
Por fim, no domingo (28), a Casa de Cultura Hip Hop Sul recebe “Preta Dourada – Zeferina” às 13h30, espetáculo que mistura música e resistência em uma potente celebração de ancestralidade; e, para encerrar a programação do Dia Mundial do Idoso da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, às 14h, a Casa de Cultura Manoel Mendonça (Santo Amaro) realiza o tradicional baile Sertanejo Mix, Jovens e Eternos, voltado especialmente ao público idoso.
Bibliotecas predominam com aulas, encontros e oficinas de memória
Nas bibliotecas públicas municipais, a programação contempla desde rodas de conversa até práticas corporais e oficinas que estimulam a memória e a criatividade.
Começando pela Zona Sul, o destaque fica na Biblioteca Viriato Corrêa (Vila Clementino), que às segundas, às 10h, tem uma oficina de inglês; às terças, às 14h, uma oficina de coral; às quintas, das 13h30 às 15h, aulas de redes sociais; às sextas, às 10h, uma oficina de espanhol, e às 15h, atividades de criatividade – todas as oficinas são dedicadas à terceira idade e realizadas pelo Instituto Pinheiro.
Outras atividades marcantes são: a Oficina de Memória, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Pinheiros), às quartas, às 14h, com professora Maria Lucia praticando exercícios que servem para aprimorar a memória e propõem discussões para o bem envelhecimento; e na Biblioteca Raul Bopp (Aclimação), com a Oficina de Escrita para Mulheres às quartas, às 15h, encontros de crochê “Retalhos de Memória”, às terças, das 9h às 11h, e o grupo de Bordado Livre às sextas, das 14h30 às 16h30.
Pela Zona Norte, no dia 26, às 14h30, a Biblioteca Álvares de Azevedo (Vila Maria Alta) promove o Fórum da Pessoa Idosa, espaço de debate sobre direitos e inclusão. Oficinas de Tai Chi Pai Lin ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, às 15h, na mesma unidade, e às quintas, às 9h, na Biblioteca Brito Broca (Jardim Santo Elias). Já a Biblioteca Érico Veríssimo (Elísio Teixeira Leite) recebe sempre às segundas-feiras, às 8h30, a atividade “Danças de Pindorama”, enquanto a Biblioteca Menotti Del Picchia (Vila Barbosa) sedia, às terças e quintas, das 10h às 11h15, o projeto Viver Melhor, com exercícios de fortalecimento físico e cognitivo.
A programação também inclui encontros tradicionais, como o grupo Amigos do Fidalgo, ativo há mais de 30 anos, que se reúne todas as quintas-feiras, às 14h, na Biblioteca Sylvia Orthof (Tucuruvi), e oficinas que unem saberes e práticas, como crochê e memória na Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Vila Nova Manchester), sempre às quintas, às 15h, e às segundas, às 9h45, respectivamente.
Na Biblioteca Affonso Taunay (Mooca), às quartas, às 9h, voluntários participam do Projeto Octo, que confecciona polvos de crochê destinados a bebês prematuros. No mesmo local, práticas corporais acontecem às quartas, às 13h, e sextas, às 9h, e a oficina de inglês, às sextas, das 10h às 11h.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade.
Serviço: Programação para Terceira Idade
Quando: de 26 a 30 de setembro
Classificação: 60+
Ingressos: Gratuitos
Horários e Locais múltiplos
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk