Notícia na íntegra
Prefeitura de São Paulo promove programação com caça ao tesouro, RPG e jogos nas bibliotecas municipais em setembro

A Prefeitura de São Paulo realiza, em setembro, uma programação especial nas bibliotecas municipais, reunindo atividades gratuitas para todos os públicos com videogames, jogos de tabuleiro, cartas, além de gamão e tênis de mesa. As atividades são organizadas pela Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Na Biblioteca Padre José de Anchieta, em Perus, um dos destaques da agenda é a “Caça ao Tesouro Histórica”, marcada para as quintas-feiras (23 e 30), às 10h e às 14h. A atividade convida estudantes a explorarem a biblioteca e o Centro de Memória em busca de pistas que revelam, de forma divertida, a história do bairro. Ao final, cada participante recebe como prêmio um livreto de colorir exclusivo, com imagens da memória de Perus.
No sábado (20), às 13h, o grupo interno da biblioteca, “Bora Jogar Perus”, promove uma tarde inteira dedicada aos jogos de tabuleiro modernos. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e até os mais experientes podem experimentar diversos títulos em uma atividade livre, sem limite de público.
Ainda na Biblioteca Padre José de Anchieta, o Centro de Memória Queixadas, grupo de pesquisa vinculado à biblioteca, que busca valorizar o patrimônio histórico do bairro, apresenta um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo próprio grupo: “Perus no Tabuleiro da Memória”, criado com recursos do 7º Fomento à Cultura da Periferia. Inspirado nos conceitos de memória coletiva e pertencimento, o jogo conduz os participantes por uma jornada que retrata as transformações do bairro, estimulando reflexões sobre o território e reforçando vínculos afetivos e identitários com a comunidade.
Na Biblioteca Menotti Del Picchia, todos os sábados são reservados para o “RPG Mutirão Imaginário”, conduzido por Breno Alves, das 11h às 14h. Voltado para maiores de 11 anos, o encontro estimula a imaginação por meio de narrativas fantásticas que combinam estratégia, raciocínio e trabalho em equipe.
A Biblioteca Helena Silveira abre suas mesas ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h, com a atividade “Jogos Livres – Tabuleiros e Cartas”. O espaço fica disponível para quem quiser se reunir, jogar e socializar durante todo o horário de funcionamento.
Na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, a tradição ganha espaço com a Oficina de Gamão, conduzida pelo mestre Nadin Jorge Arbex. Todas as quintas-feiras, às 14h, veteranos e iniciantes se encontram para duas horas de aprendizado e rodadas do clássico jogo de tabuleiro, em uma atividade aberta e acolhedora para todas as idades.
Jogos e Bibliotecas: uma conexão entre tempos
Além da programação especial, jogos de tabuleiro, cartas e consoles de videogame fazem parte dos acervos e materiais disponíveis nas mais de 40 bibliotecas de bairro administradas pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Além dos milhares de livros para consulta e empréstimo, os frequentadores encontram mesas de xadrez, damas, baralho e outros jogos livres para partidas entre amigos ou desconhecidos, além de espaços com televisão e videogames. Títulos como “Detetive”, “Perfil”, “Imagem e Ação”, “Banco Imobiliário”, “Jogo da Memória”, “Ludo” e “Cara a Cara” podem ser solicitados na recepção.
Entre os equipamentos com destaque nessa área estão, além da Padre José de Anchieta, as bibliotecas Menotti Del Picchia, Alceu Amoroso Lima, Helena Silveira, Roberto Santos, Amadeu Amaral, Sylvia Orthof, Paulo Duarte e Hans Christian Andersen, além do Ponto de Leitura Chácara do Jockey e do Bosque de Leitura do Parque Ibirapuera.
A Biblioteca Jayme Cortez, localizada no Centro Cultural da Juventude, conta ainda com mesa de pingue-pongue, pebolim e futebol de botão, sendo referência para encontros de RPG, como “Dungeons & Dragons” (5ª edição), “Tales From the Loop” e “Vampiro: A Máscara” (5ª edição).
Já bibliotecas como a Anne Frank e a José Paulo Paes (no Centro Cultural Penha) oferecem jogos eletrônicos no PlayStation 4, com títulos como “FIFA 2020”, “Shadow of the Colossus” e “Just Cause 3”. Muitas unidades também contam com Nintendo Wii e PlayStation 3, atraindo os mais saudosistas.
Leia também:
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk