Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Em Parelheiros, SMADS inaugura 25° CCInter na cidade

Texto: Samuel Fragoso
Fotos: Giulia Rodrigues
Na tarde desta quinta-feira (9), a Prefeitura de São Paulo inaugurou através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Waldir Santana, localizado em Parelheiros, zona sul da cidade, que poderá atender até 120 pessoas. A abertura do serviço ocorreu durante o “Prefeitura Presente” em Parelheiros.
“O CCInter é um serviço completo, que olha para todas as gerações e abre as portas para todos em um espaço de convívio, de aprendizado, e que aproxima grupos distintos de uma maneira em que eles percebem que na verdade, somos todos iguais em nossas diferenças”, enfatizou Ciça Santos, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
O aparelho é o 25° do tipo na cidade e o quarto em Parelheiros. Ele busca fomentar a união de crianças, adolescentes, adultos e idosos, promovendo a integração e interação entre os distintos públicos, de maneira equilibrada e respeitosa. A convivência entre as diferentes gerações facilita o compartilhamento de vivências, incentiva a apreciação da diversidade cultural, contribui para o aprimoramento das habilidades sociais, e fortalece os laços cívicos e a equidade social.
O público-alvo do CCInter são pessoas a partir dos seis anos, em situação de vulnerabilidade social ou risco pessoal, pessoas com rupturas de vínculos e beneficiários dos programas de transferências de renda.
O prefeito Ricardo Nunes exaltou o empenho dos profissionais da assistência social e o olhar da gestão para a região. “Para atuar na assistência social, você precisa ter uma sensibilidade muito grande, porque você lida com pessoas em situação de vulnerabilidade e é um tema muito delicado. Descerrar essa placa representa nosso compromisso com Parelheiros e com as pessoas que mais precisam. Nossa intenção é usar esse espaço para transformar vidas”.
O CCInter Waldir Santana está estrategicamente localizado para atender a população da região, e desenvolverá com os atendidos, oficinas de dança, artesanato, culinária, rodas de conversa, aulas de natação, entre outras atividades. A gestão do equipamento é realizada em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) “LACE - Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade”, que receberá um repasse mensal de R$74.597,06 e terá quadro de colaboradores composto por dez profissionais, sendo: um gerente, um psicólogo, um assistente social, quatro orientadores socioeducativos, dois operacionais e uma cozinheira.

Rede socioassistencial
A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo possuí atualmente 25 CCInters, que ofertam 5.580 vagas. A região sul da cidade dispõe de 12 serviços dessa classe, que disponibilizam 3.480 vagas. Somente em Parelheiros, a rede socioassistencial contabiliza quatro destes equipamentos, que somam 480 vagas no território.
Serviço
Centro de Convivência Intergeracional Waldir Santana
Endereço: Rua Tito Pedro Mascalani, 34 - Parelheiros
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Encaminhamento: Os encaminhamentos para este serviço devem ser realizados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
