Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Programa Reencontro reforça políticas para a população em situação de rua
Reafirmando o compromisso de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), oferece o Programa Reencontro.
A inciativa compõe o robusto programa para o acesso à moradia com suporte, oferecendo à população em situação de rua, acolhimento temporário em módulos habitacionais que dão suporte ao convívio familiar e à retomada da dignidade.
Estruturado em três eixos estratégicos fundamentais: Conexão, cuidado e oportunidade, o programa inclui iniciativas nas áreas da assistência e desenvolvimento social, saúde, direitos humanos, entre outras. No âmbito das políticas de desenvolvimento social, foram criados a Vila Reencontro e os Auxílios Reencontro Moradia e Família.
Atualmente, a rede conta com 10 Vilas Reencontro em operação, distribuindo 2.632 vagas em 658 módulos habitacionais nas regiões Central, Leste, Norte e Sul da capital.
As Vilas Reencontro oferecem mais do que abrigo: elas promovem a moradia transitória e o desenvolvimento da autonomia do acolhido e sua família, através da inclusão produtiva e geração de renda que visem à autonomia dos cidadãos. Desde o seu início, o programa já permitiu a saída qualificada de 823 pessoas das Vilas Reencontro, demonstrando resultados concretos na reinserção social e familiar.
Para a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) Eliana Gomes, “Investir em moradia transitória com suporte socioassistencial é um dos caminhos para a saída das pessoas da situação de rua. Nós queremos que as famílias acolhidas possam reescrever suas trajetórias e se reconectem com a vida em sociedade”, enfatiza.
Visando oferecer um ambiente renovado e mais completo para os usuários do serviço, ainda no mês de outubro, a população será beneficiada pela reabertura e revitalização dos módulos da Vila Reencontro Anhangabaú, no Centro. Alguns módulos passaram por reforma e o local ganhou uma sede administrativa.
Estão previstas ainda para esse ano, a entrega de outras duas novas Vilas Reencontro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk