Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 8 de Julho de 2025 | Horário: 10:23
Compartilhe:

Herbário Municipal cataloga mais de 3 mil espécies da flora vascular nativa da capital paulista

Publicação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente revela alta diversidade de plantas existente no município e a importância da conservação

 


Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio do Herbário Municipal, catalogou 3.157 espécies da flora vascular nativa da capital paulista. O trabalho reforça a conservação da Mata Atlântica no município e valoriza a biodiversidade local.

A lista oficial da flora vascular nativa de São Paulo foi publicada Portaria nº 58/SVMA/2025 e conta com a identificação de 2.963 Angiospermas, duas Gimnospermas e 192 Pteridófitas. Dentre as 3.157 espécies, 202 estão ameaçadas de extinção. A última publicação deste assunto foi realizada em 2011 (Portaria SVMA nº 60/2011) e contava com cerca de 2.700 espécies. Desde então, foram descritas em torno de dez novas espécies de plantas com ocorrência natural na cidade de São Paulo. Entre elas, destacam-se algumas com distribuição até então exclusiva no município, como a Eugenia rufula e o Pleroma curucutuense.

Para realização do inventário, foram contabilizadas as espécies que ocorrem naturalmente nos ecossistemas do município. Os dados foram obtidos a partir de exsicatas, que são plantas que foram prensadas, desidratadas, catalogadas, fixadas em cartolinas e guardadas em herbários. A maior parte das exsicatas utilizadas no inventário estão no Herbário Municipal, mas também foram consultadas coleções de outros herbários, acessíveis por meio de plataformas digitais. Todas as espécies tiveram sua origem verificada, se são nativas ou exóticas, e a nomenclatura botânica atualizada conforme os critérios científicos vigentes.
 
A capital paulista está inserida no bioma Mata Atlântica, que abriga uma flora vasta, diversa e variável ao longo de sua extensão. Para o biólogo Analista de Meio Ambiente e coordenador do Herbário Municipal, Eduardo Hortal Pereira Barretto, esse levantamento contribui para a divulgação e valorização das plantas nativas no município: “Além de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local, a lista é a base para trabalhos de restauração ecológica. Também serve de referência para que setores da prefeitura, empresas privadas ou cidadãos possam utilizar espécies da flora paulistana em projetos de arborização, ajardinamento ou paisagismo, valorizando a biodiversidade municipal”.
 
Sobre o Herbário Municipal
 
Criado em 1984, o setor da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, é responsável pelo estudo da vegetação e documentação da flora do município, contando com cerca de 25 mil espécimes catalogadas no seu acervo botânico. O Herbário também realiza pesquisas na área de botânica, atende diversas demandas da prefeitura para caracterização da vegetação e conservação da flora, apoia projetos de educação ambiental, produz e divulga informações sobre a flora paulistana e oferece serviço gratuito de identificação de plantas para população.
 
O Herbário Municipal está localizado na avenida IV Centenário, na altura do número 1268, Portão 7A do Parque Ibirapuera. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail herbario_svma@prefeitura.sp.gov.br ou do telefone (11) 5574-6201.

 

A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas

O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube

collections
Galeria de imagens