Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
MIB e UMAPAZ realizam o ‘I Encontros com as Infâncias’
No último sábado, 19 de março, foi realizada a primeira das cinco rodas de conversa da série ‘Encontros com as Infâncias’, realizada pela comunidade colaborativa de aprendizagem Mapa da Infância Brasileira (MIB), em parceria com a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).
Participaram da roda de conversa a artista multimídia Marie Angie Bordas (Tecendo Saberes), a ilustradora e escritora Roberta Asse (autora da coleção ‘Das Crianças Daqui’), a jornalista e documentarista Gabriela Romeu (Projeto Infâncias) e a arte-educadora Lindalva Souza (Vozes da Infância Brasileira).
Também estiveram presente no encontro a primeira-dama e coordenadora do projeto São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, e a diretora da UMAPAZ, Mônica Pilz Borba.
Para a coordenadora do MIB, Adriana Friedmann, o objetivo da série de encontros é juntar os diferentes atores sociais - estejam eles em sala de aula, nas comunidades ou em grandes programas e projetos. “Queremos dialogar e somar esforços em torno dessa temática e dessas crianças, que tanto precisam ser observadas e escutadas”, afirmou.
Gabriela Romeu, que há 4 anos desenvolve um projeto de pesquisa, registro e reflexão sobre a vida das crianças em diferentes lugares do país, o Infâncias, disse que: “É importante um retratar a infância além dos centros urbanos, mas sempre buscando uma escuta sensível e uma observação atenta.”
Já Roberta Asse, autora da coleção ‘Das Crianças Daqui’, série de oito livros de literatura infantil inspiradas em viagens que fez pelo país, salientou: “É sempre importante conhecer, escutar e aprender com as crianças do interior do Brasil.”
A jornalista e fotógrafa Marie Ange Bordas, do projeto Tecendo Saberes, falou sobre experiências no desenvolvimento em trabalhos de arte participativa e mídia colaborativa com refugiados. “A ideia básica nesse projeto era ir para alguns lugares e oferecer meus préstimos e ferramentas, para que eles pudessem comunicar e construir seus próprios discursos”, complementou.
A coordenadora da área de pesquisa do MIB, Lindalva Souza, abordou o trabalho realizado pelo Vozes da Infância Brasileira (VIB), projeto que há um ano vem observando as crianças no contexto urbano. “O objetivo do VIB é contribuir com as diversas iniciativas e readequar essas propostas, pensando a infância a partir das vozes das próprias crianças”, finalizou.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk