Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Semana do Meio Ambiente deixa saldo positivo
Na última semana, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, e toda a Semana do Meio Ambiente, com uma série de atividades nos parques, em locais parceiros e na Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), braço da educação ambiental da pasta. As palestras e cursos realizados na UMAPAZ reuniram 552 pessoas.
As atividades da Semana do Meio Ambiente tiveram início já no primeiro domingo do mês (3), no Parque do Povo, que recebeu as medalhistas olímpicas Sandra e Jaque para uma oficina de vôlei. Na segunda (4), a palestra sobre Gestão e Política Nacional de Resíduos Sólidos, com Jetro Menezes (diretor do DGD), que marcou o início das comemorações, além do curso de Águas do Parque Chácara do Jockey, abordando conceitos ambientais importantes sobre mananciais, todas as segundas, que inclusive está rolando até a próxima segunda-feira (18).
Já no dia 5, foi realizada a edição especial do #vempassarinhar nos Parques do Trote/Vila Guilherme. Um dos eventos mais importantes da semana foi a Mesa Temática ODS, que aconteceu na UMAPAZ. O encontro promoveu uma rica troca de informações a respeito da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O DGD Norte-1 usou o tema para sensibilizar a comunidade sobre questões ambientais e recursos de uso comum. A atividade foi realizada no Parque Anhanguera, no dia 5, com alunos da Pastoral Santa Fé, que auxiliaram na manutenção do jardim medicinal. No parque Cidade de Toronto, a equipe organizou uma oficina de terrários com alunos da EMEF Desembargador Euclides Custódio da Silveira. A iniciativa do DGD Centro-Oeste 1 contou com o apoio do CADES, da gestão do parque e dos representantes da escola.
No dia 7, as atividades envolveram os professores, com o curso de Hortas Pedagógicas e o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica no Parque Pinheirinho D’Água. No Parque Raposo Tavares, a quinta feira (7) envolveu alunos da escola Roberto Mange, com três atividades: minhocário, filme sobre a história do lixão existente antes do parque, trilha ecológica e plantio de árvores nativas.
Nesse mesmo dia (7), também pela UMAPAZ, o assunto do novo curso foi sobre Resíduos Sólidos e Perigo da Fauna no contexto aeroportuário. O conteúdo abordado é totalmente voltado a interfaces ambientais e coleta de tipos de resíduos, que acontecem até o dia 5 de julho.
O tema das celebrações por meio da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz abordou o fim da poluição plástica, com o objetivo de chamar a atenção de hierarquias, bem como cidadãos, a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, a tag #AcabeComAPoluiçãoPlástica foi usada durante seis dias nas redes sociais para a redução do consumo do material.
Plantio
A agenda incluiu uma atividade lúdica de Educação Ambiental com a temática de coleta seletiva no sábado (9), no Parque do Povo, com organização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Centro-Oeste-1. Cerca de 300 estudantes participaram do movimento #VoltaPinheiros, em defesa da despoluição do rio Pinheiros.
No domingo (10), foi realizado evento de plantio no Parque Jardim da Conquista, iniciativa do projeto Sampa Verde.
Foram plantadas 525 árvores de espécies nativas, com a ajuda de voluntários e moradores da região. A meta desse projeto é suprir a carência de indivíduos arbóreos do parque, com o plantio de mais de cinco mil árvores até o final deste ano.
O evento contou com a participação do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.
Fotos: divulgação - ordem de identificação (de cima para baixo): Pq. do Trote/V. Guilherme; Pq. Anhanguera; Pq. do Rodeio; Evento UMAPAZ; Pq. Raposo Tavares; Pq Buenos Aires; Evento UMAPAZ; Pq Cidade de Toronto; Pq. Juliana de Carvalho Torres; Pq. Jd. da Conquista; Pq. Tiquatira;
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk