Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Santo Dias completa 29 anos
Aberto das 6h às 18h diariamente, o Parque Santo Dias está completando vinte e nove anos de sua inauguração proporcionando à comunidade de Capão Redondo várias atividades de esportes e lazer. A área do parque tem 134 mil metros quadrados, é originária da antiga fazenda do Instituto Adventista (IAE) e de 1992 para cá teve várias intervenções.
Sua infraestrutura inclui três quadras poliesportivas utilizadas para basquete, vôlei, tênis, futsal e recebendo também atividades como alongamento, zumba, recreação, danças de ritmos e atletismo.
O espaço também comporta para os frequentadores uma academia com barras fixas para treinamento de calistenia – um conjunto de exercícios físicos onde se usa apenas o peso do próprio corpo. O CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), da Secretaria Municipal da Saúde, promove atividades de práticas corporais chinesas e oferece oficinas como tricô, bordados, tear de barbantes, pirografia, mandala, desenho, pinturas em tecidos, artesanatos com feltro e meias de vendas, além de tapeçarias.
O Parque Santo Dias tem ainda um viveiro, com mudas de hortaliças e medicinais e trilhas para corridas. Já foram registradas 329 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção a bicuíba, a canela-amarela, a canela-sassafrás, o cedro, o palmito-jussara, o pau-brasil e o pinheiro-do-paraná. Considerada uma espécie endêmica, a palmeira-prateada foi catalogada na área depois de trinta anos sem registro dela no município.
Em relação à fauna, foram observadas 132 espécies de animais, sendo 72 aves, como gaviões, corujas, falcão, pica-pau, suiriri, periquito e tucano. Entre os mamíferos, há saguis e gambás, lagarto teiú como réptil e rãzinha-piadeira como anfíbio, esta endêmica de Mata Atlântica.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk