Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA e Consulado da República Dominicana prestam homenagens às vítimas da COVID-19
Nesta terça-feira (16/08), no Parque Trianon, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizou um plantio em homenagem às vítimas da pandemia causada pela COVID-19, em uma ação conjunta com o Consulado da República Dominicana.
A cerimônia teve a participação do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, do cônsul-geral da República Dominicana, John Hazim, da embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas, entre outros convidados. Os representantes plantaram dois tipos de mudas.
A primeira muda plantada foi a canelinha, que pode chegar até 25 metros de altura e 60 centímetros de tronco, floresce entre os meses de julho e setembro e suas folhas alternam entre espiraladas, simples, elíptico-lanceoladas, lanceoladas a oblanceoladas e glabras.
Também foi plantada uma muda de odorífera, que também floresce durante os meses de inverno e seu tamanho varia entre 15 e 25 metros. A planta possui um cheiro muito característico devido à presença do óleo essencial "safrol". Ela é uma das espécies ameaçadas de extinção no Brasil, por conta da exploração desse óleo que é de grande importância para as indústrias química, alimentícia e farmacêutica porque só congela a temperaturas menores que 18 graus centígrados negativos.
Os representantes dominicanos também aproveitaram para fazer uma homenagem ao Ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais do país, Orlando Jorge Mera, assassinado em junho na capital Santo Domingo.
Desde fevereiro de 2022 a SVMA vem se reunindo com diversos países para prestar homenagens às vítimas da COVID-19. O projeto se iniciou com a colaboração do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, e o próximo país a participar do plantio será Luxemburgo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk