Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 7 de Junho de 2023 | Horário: 18:24
Compartilhe:

No México, representantes da cidade de São Paulo participaram de reuniões e visitas técnicas sobre arborização urbana

Encontro proporciona intercâmbio entre especialistas em áreas verdes de países ibero-americanos

No âmbito internacional, a relevância da arborização urbana tem ocupado espaço nas discussões sobre medidas para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas e para tornar as cidades mais sustentáveis e resilientes a essas mudanças. Nesse sentido, a cidade de São Paulo está comprometida com a preservação e a ampliação das áreas verdes e, como reconhecimento dessa atuação, recebeu no ano passado o título de Capital Verde Ibero-Americana pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).


Além disso, a Cidade de São Paulo conquistou a certificação Cidades Árvores do Mundo. O Tree Cities of the World é um reconhecimento concedido a cidades que atendem a determinados padrões no cuidado e manejo de suas florestas urbanas. Este reconhecimento é concedido pela Arbor Day Foundation em ação conjunta com a FAO e a National Association of Tree-lined Cities e reconhece as cidades que promovem o plantio e o cuidado de árvores, com planos sólidos e bem desenvolvidos para o manejo de florestas urbanas.


Essas conquistas relevantes resultam de objetivos e políticas públicas, consequências de ações diretas previstas nos quatro Planos Verdes, a saber: Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), o Plano Municipal de Conservação e Recuperação de áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA), o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) e o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), integrantes do Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (SAPAVEL), previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE). Também, resultam de objetivos estabelecidos no Programa de Metas do Município de São Paulo (PDM 2021-2024).


A elaboração do Relatório Anual da Gestão da Arborização, que corresponde à Ação 30 do PMAU, também prevista no PDM 2021-2024, como Meta 64, iniciativa “e” é parte do projeto intitulado “Panorama da Gestão da Arborização Urbana e sua transparência nas Cidades Ibero-americanas”, que a Cidade de São Paulo, por meio da Divisão de Arborização Urbana ligada à Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, é proponente e desenvolve junto à Cooperação Técnica da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).


Para o desenvolvimento deste projeto estão previstos intercâmbios entre as Cidades Capitais Ibero-americanas com vistas ao aperfeiçoamento do conhecimento técnico e de ferramentas institucionais para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao aprimoramento da gestão da arborização das cidades parceiras.


O primeiro intercâmbio foi realizado na Cidade do México (MEX), no período de 29 de maio a 1º de junho, entre técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SEDEMA) e da Coordenação Geral de Assessores e Assuntos Internacionais da Capital Mexicana (CGAAI) e servidores da Divisão de Arborização Urbana (DAU) ligada à Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo (SVMA).


Participaram do intercâmbio os Engenheiros Agrônomos, Márcia Macedo e Ricardo Elias, e as Analistas de Meio Ambiente, Alana Souza, Deborah Schimidt e Andressa Rhein, diretora da Divisão de Arborização Urbana.


Segundo Andressa Rhein “o projeto promove a integração institucional e instrumental entre as cidades ibero-americanas associadas para a gestão, transparência dos dados e participação social na arborização para que as demais Cidades Ibero-americanas alcancem uma gestão da arborização inclusiva, participativa e voltada à melhoria da qualidade ambiental com vistas a mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas.”

 

Esta reportagem contempla as ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 3 (Saúde e bem-estar), 15 (Vida sobre a terra) e 17 (parceria em prol de metas).

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens