Notícia na íntegra

Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2025 | Horário: 20:46
Compartilhe:

Edifício Martinelli recebe iluminação de Natal pela primeira vez na história

Ação integra o Natal Iluminado 2025 da Prefeitura de São Paulo

Pela primeira vez em mais de 100 anos de história o Edifício Martinelli foi iluminado para o Natal. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (1) integra o Natal Iluminado 2025, quando até 6 de janeiro o Martinelli se junta a outros pontos icônicos para transformar o centro da cidade num espetáculo natalino. A iluminação num dos primeiros arranha-céus de São Paulo reforça o show de luzes com  outros prédios históricos, como o Theatro Municipal, o Shopping Light e Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura.

A Catedral da Sé e o Pateo do Colégio ganharam projeções especiais e aumentaram o clima de festas na região central. A iluminação especial também pode ser vista no Viaduto do Chá, Viaduto Santa Ifigênia e no Mosteiro de São Bento. 

Toda a imponente fachada do Martinelli recebeu uma decoração especial composta por 100 refletores, mil unidades de strobos, 300 metros de cascata e 250 metros de cortina de LED. A iluminação do edifício tem as cores verde e vermelha em movimento, criando um espetáculo visual no coração da cidade.

Para realizar a instalação, foram mobilizados 25 funcionários diretamente e outros 40 indiretamente, que utilizaram 3 quilômetros de cabos e 3 quilômetros de cabos de aço, além de equipamentos de alta tecnologia para garantir a segurança e o efeito visual esperado.

Um marco na história da cidade
O Edifício Martinelli foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger. A construção começou em 1924 e foi concluída em 1934, com 30 andares e 105 metros de altura. O edifício foi o primeiro grande arranha-céu de São Paulo e, por muitos anos, o prédio mais alto da cidade — e, durante parte desse período, o mais alto da América Latina.

Para demonstrar a segurança da construção, Martinelli mandou construir um palacete na cobertura do edifício, réplica de uma villa italiana, onde sua própria família passou a morar.

Em 1975, foi desapropriado pela Prefeitura de São Paulo e completamente reformado pelo prefeito Olavo Setúbal, sendo reinaugurado em 1979. Hoje, o Martinelli é sede de diversas secretarias e empresas públicas municipais, além de estabelecimentos comerciais no térreo. No 26.º andar existe um terraço com visão panorâmica da cidade, de onde é possível avistar o Pico do Jaraguá, as antenas da Paulista e milhares de prédios que compõem a paisagem urbana de São Paulo.

A iluminação natalina do Martinelli simboliza não apenas a celebração das festas de fim de ano, mas também o reconhecimento deste patrimônio histórico como um dos mais importantes marcos arquitetônicos de São Paulo. O edifício, que já foi símbolo de ousadia e inovação na década de 1920, ganha agora um novo capítulo em sua centenária história.

Sobre o Natal Iluminado 2025
O Natal Iluminado 2025 está transformando São Paulo em um circuito contínuo de luz e cultura que dura até 6 de janeiro. Entre os destaques estão a Avenida Paulista, com 290 arcos luminosos formando um túnel contínuo, e o Centro Histórico, que se transforma em uma grande Vila de Natal com projeções mapeadas em prédios históricos, pista de patinação no gelo no Largo São Bento e mais de 50 pontos icônicos iluminados. Cada uma das 32 subprefeituras também receberá uma árvore de Natal de 13,5 metros de altura, levando o espírito natalino para todas as regiões da capital.

Clique aqui para ler mais sobre o Natal Iluminado.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn