Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP)

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP tem o objetivo de ofertar atividades para adolescentes, jovens e adultos, com idade de 15 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade social. É um espaço para desenvolvimento de ações socioeducativas, que oferta proteção social para usuários por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Propicia o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e ainda contribui para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como um direito de cidadania.

O percurso formativo é organizado por semestre, em três módulos que juntos devem perfazem um total de 440 horas para o período diurno e 330 horas para o período noturno, sendo:

• Módulo I – Convívio – com oferta mínima de 120 horas para o período diurno e 80 horas para o período noturno
• Módulo II – Mundo do Trabalho
• Módulo III – Formação Inicial e Continuada – FIC

O usuário deve atender aos pré-requisitos necessários para a participação nos cursos FIC, quanto à conhecimentos básicos de comunicação, expressão e raciocínio lógico, minimamente. 

Público-alvo 
Adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 15 e 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social.

Funcionamento 
De segunda a sexta-feira, divididos em até 3 turnos, sendo o período matutino e vespertino com duração de 4 horas e o período noturno com a duração de 3 horas. 

Forma de acesso 
Demanda encaminhada e validada pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, respeitando a data de início do curso e aos pré-requisitos necessários para a participação, tendo em vista a necessidade para o desenvolvimento das habilidades específicas.