
Roda de Conversa • Presencial
"Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Celina Mercurio: Contrastes"
Data: 27/09/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
Descrição
Neste delicioso encontro receberemos Celina Mercurio!
Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado para que a artista apresente seus trabalhos expostos na Mostra UMAPAZ de Setembro, intitulada "Contrastes".
Um momento de confraternização e compartilhamento!
Iniciado com um Café de Boas-Vindas Comunitário - composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas) - seguido de um bate papo descontraído com os artistas, com mediação da Arq. Helena Quintana Minchin!
Objetivo
"Da Inspiração à Exposição" é um projeto criado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - e visa reunir os artistas convidados para a Mostra UMAPAZ para que possam compartilhar suas experiências através de um bate papo criativo e interativo.
E, desta forma, promover o convívio social através da Arte, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ - espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...). Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas."
Metodologia
A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.
Não há qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Ao término das exposições... um encontro para um bate papo criativo e interativo com os participantes da Mostra UMAPAZ - momento de troca de experiências e contato direto com os artistas.
A desmontagem das exposições ocorre ao final deste encontro, com a participação dos presentes, coordenados pelos artistas.
Conteúdo programático
1. Café de Boas-Vindas Comunitário
2. Visita Monitorada à Exposição "Contrastes"
3. Bate papo com Celina Mercurio
4. Desmontagem da Exposição.
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Helena Quintana Minchin
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Marmelo, Café, Pão, Banana etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo Mostra UMAPAZ.
Celina Mercurio
Nasceu em São Paulo e cursou a Faculdade de Belas Artes. Sua experiência profissional aconteceu em escolas de educação infantil nas funções de educadora e coordenadora. Após a mudança para São Roque ofereceu aulas de artes e concluiu seu mestrado em Educação e Meio Ambiente na UNISO. O primeiro contato com a arte cerâmica ocorreu no atelier de Sheila Nachtigall, onde desenvolveu uma linguagem pessoal em projetos de vasos - usando especialmente a mistura de argilas e a técnica de Nerikomi. Participou de várias exposições no Bunkyo, na Casa do Objeto Brasileiro e também Congressos. Sua exposição mais recente aconteceu na Brasital Cultural: Exposição coletiva "Cerâmica viva", em Outubro de 2024. Além de cerâmica, trabalhou em São Roque com a Dança Circular em espaços públicos e diversos eventos. (fonte: Celina Mercurio).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Interessados no tema
Vagas: 60.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.