
Roda de Conversa • Presencial
"Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com os Artistas da Mostra UMAPAZ: Exposições 'Mulheres Pioneiras e Inspiradoras' e 'Sobrevôo'".
Data: 26/07/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.
Descrição
Neste delicioso encontro receberemos o Coletivo Arpilleras, Ana André e Carlos Dias - ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado - para que apresentem seus trabalhos expostos na Mostra UMAPAZ.
Iniciado com um Café de Boas-Vindas Comunitário - composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas) - seguido de uma visita monitorada às exposições e um bate-papo descontraído com as artistas, com mediação da Arq. Helena Quintana Minchin!
Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos participantes.
Objetivo
"Da Inspiração à Exposição" é um projeto criado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - e visa reunir os artistas convidados para a Mostra UMAPAZ para que possam compartilhar suas experiências através de um bate-papo criativo e interativo.
E, desta forma, promover o convívio social através da Arte, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ - espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...).
Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas."
Metodologia
A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados. Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.
Não há qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Ao término das exposições... um encontro para um bate papo criativo e interativo com os participantes da Mostra UMAPAZ - momento de troca de experiências e contato direto com os artistas.
A desmontagem das exposições ocorre ao final deste encontro, com a participação dos presentes, coordenados pelos artistas.
Conteúdo programático
1. Café de Boas-Vindas Comunitário (contribuições serão muito bem vindas! frutas, doces, salgados, bebidas não alcoólicas etc);
2. Apresentação musical: Jéssica Dias & Amanda Temponi.
3. Visita Monitorada às Exposições: "Mulheres Pioneiras e Inspiradoras" e "Sobrevôo";
4. Bate-papo com as artistas da Mostra UMAPAZ;
5. Encerramento e Desmontagem das Exposições.
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Coletivo Arpilleras
O Coletivo Arpilleras é formado mulheres que se sobressaíram em diversas áreas, como a medicina, a engenharia e o esporte, cujas contribuições foram invisibilizadas ao longo do tempo. * Ana André (Luso-brasileira) * Cristina Lobos (Chilena) * Edith León (Chilena) * Fátima Alexandrowitsch (Brasileira) * Gioconda Elgueta (Chilena) * Gloria Pulgar (Chilena) * Maritza Figueroa (Chilena) * Pilar Ordenes (Chilena) * Vanessa Riquelme (Chilena) * Ximena Tamayo (Chilena) * Yolanda Cortés (Chilena) * Rossana Vilugrón (Chilena) * Sylvia Soto (Chilena) fonte: Pilar Ordenes.
Ana André
Luso Brasileira. Artista multimídia. Formada em Arquitetura e Urbanismo na USP 1983. A trajetória como Artista Plástica começou em 1984 e desde então vem exibindo suas obras em diversas exposições, conquistando vários prêmios ao longo do caminho. A partir de 2005, incorpora a poesia nas produções plásticas. Inspira-se na experiência diária de caminhar, estar no mundo, ser consciente de sua existência. Essa sensibilidade se manifesta nas relações entre a linha, a palavra o corpo que permeiam as obras realizadas. fonte: https://www.anaandre.com.br / @anaandre.arte.
Carlos Alberto Dias
Enredos Gráficos, Impressos Prosaicos. Artista de múltiplas linguagens, fazeres e saberes. O desenho é o mestre das mãos, do olho, do pensamento e guia dos processos criativos; porém, permite-se brincar, experimentar e aventurar-se em diversas técnicas e linguagens, sobretudo naquelas nas quais não é especialista. Artes se escreve sempre no plural. fonte: Carlos Alberto Dias.
Helena Quintana Minchin
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Marmelo, Café, Pão, Banana etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo Mostra UMAPAZ.
Jéssica Dias
Formada no The San Francisco International Course Orff Schulwerk - Califórnia/EUA. Pós Graduada em Saberes Populares para Arte e Educação nas vivências da Carroça de Mamulengos na Casa Tombada. Formada em Licenciatura em Música na Faculdade Cantareira. Estudou teatro, dança, música e artes visuais na escola parque EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) durante 10 anos. Deu continuidade aos seus estudos de Flauta Doce na Escola Municipal de Música de São Paulo com a professora Marília Macedo e Canto Popular na EMESP Tom Jobim com Andrea dos Guimarães.
Tem formação tecnóloga em Regência Coral na ETEC de Artes. Foi integrante de grupos corais como, Coral Infanto Juvenil da EMMSP, Coralusp XI de Agosto e Coral Cênico da Unifesp, e atualmente é integrante do Grupo Coral Mosaico.
Tem ampla formação em arte, educação, música e movimento. Participou de diversos cursos, como percussão corporal com o grupo Barbatuques, danças e percussão brasileiras no Instituto Brincante, abordagem Orff Schulwerk e Dalcroze. Desenvolve propostas lúdicas em sala de aula utilizando da sua pesquisa em brincadeiras tradicionais e música regional brasileira. Integrante do Grupo Rachada do Coco, é fundadora do Grupo Saíra - música para infância, integrante do grupo de maracatu Cia Caracaxá.
Atualmente trabalha como professora de música do Colégio Waldorf Micael de São Paulo, Escola Waldorf Berta Emil Molt e Escola Miguilim Infantil (socioconstrutivista).
Amanda Temponi
Professora de musicalização, formada pela FMU. Deu aulas em diversas escolas particulares desde berçário até fundamental II. Atualmente atua como educadora artística no Projeto Guri gerido pela Santa Marcelina e também na escola Quarteirão da música para adolescentes até 18 anos. Artisticamente tem um disco lançado de nome “Púrpura” e atualmente participa do grupo vocal A Liga Dura, grupo Mosaico e também compõe trilha sonora pra dança pela Com.Uns.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Interessados no tema.
Vagas: 60.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.