Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Caminhos de Cooperação, Cuidado e Cultura de Paz

Vivência • Presencial

Caminhos de Cooperação, Cuidado e Cultura de Paz

Data: 16/07/2025 a 06/08/2025. Quarta-feira.
Horário: 08:30 às 12:30.

Inscreva-se

Descrição

Em um mundo onde o cuidado com o outro é tantas vezes central, mas o cuidado consigo pode ser esquecido, este ciclo de vivências convida profissionais e pessoas cuidadoras a mergulharem em práticas cooperativas de escuta, acolhimento e fortalecimento.

Por meio da Pedagogia da Cooperação e de Metodologias Colaborativas, propomos um espaço de encontro e experimentação: mais do que um curso de conteúdos, são encontros vivenciais, onde o grupo experimenta na prática como a cooperação pode emergir a partir da confiança, do diálogo e do reconhecimento mútuo.

As práticas propostas favorecem o fortalecimento do autocuidado e do cuidado coletivo, nutrindo o bem-estar pessoal e relacional a partir de experiências com música, danças circulares, jogos cooperativos, comunicação não-violenta, e outras práticas integrativas.

Aqui, o convite é para sentir, experimentar, refletir e construir juntos. Um tempo para nutrir a si, e também as redes de cuidado que sustentamos na vida e no trabalho.

Objetivo

1. Promover espaços de diálogo, confiança e apoio mútuo, fortalecendo vínculos pessoais e profissionais.
2. Desenvolver práticas que ampliem o bem-estar físico, mental e emocional de quem cuida, reconhecendo suas necessidades internas.
3. Estimular a construção de alianças e parcerias cooperativas, a criatividade e o pertencimento a partir de um propósito comum.

Metodologia

As vivências serão conduzida por meio da Pedagogia da Cooperação (idealizada por Fabio Brotto), articulando práticas e movimentos colaborativos. A metodologia propõe o exercício da cooperação a partir da experiência direta, construindo um ambiente de confiança e pertencimento, onde o grupo é autor das descobertas, das reflexões e das aprendizagens.

Conteúdo programático

1º Encontro: Aproximação e Acolhimento
- Práticas de Con-tato: pertencimento, acolhimento e liberdade de ação.
- Estabelecimento de Con-tratos de respeito mútuo.
- Identificação de pedidos e ofertas.
- Construção de acordos de cooperação.

2° Encontro - In-quieta-ções, Alianças e Parcerias
- Identificação e partilhas de inquietações
- Jogos cooperativos e vivências de confiança.
- Estratégias criativas para desafios coletivos.

3º Encontro: Caminhos Compartilhados
- Colheita de ideias e sugestões coletivas.
- Projeto de cooperação baseado nas inquietações identificadas.
- Exercícios de liberdade com responsabilidade e primeiros passos para a ação.

4º Encontro: Celebração e Fechamento
- Compartilhamento de conquistas, aprendizados e impactos.
- Celebração da cooperação e dos vínculos estabelecidos.

Coordenação

Débora Pontalti Marcondes 

Facilitação

Ione Caetano de Souza Morelli

Pedagoga com ampla trajetória na educação pública, atuou durante 35 anos em diferentes contextos educacionais, dedicando-se à promoção de processos de aprendizagem sensíveis e humanizados. Traz também sua experiência na área empreendedora, com atuação em desenvolvimento de negócios por 15 anos. Sua prática reflete o diálogo entre educação, relações humanas e cooperação.

 

Marcelo Galesso Ferretti

Pianista e educador musical, formado em Música pela UNESP, onde também cursa o Mestrado na área. Atua como professor de piano e facilitador de práticas musicais individuais e coletivas, integrando a música como ferramenta de sensibilização, expressão e conexão nos processos grupais.

 

Margarete Silva Erthal Tardin

Tecnóloga e contabilista com longa experiência na administração pública federal. Participante em Dançaterapia pelo método Maria Fux, desenvolve práticas corporais voltadas ao equilíbrio emocional, à escuta do corpo e ao fortalecimento de vínculos nos processos de desenvolvimento pessoal e grupal.

 

Denise Maria Levy Bianco

Psicóloga formada pela PUC-SP, atua há mais de quatro décadas em clínica psicológica com especialização em terapia familiar e de casais. Também possui experiência como supervisora de estágios clínicos, com forte atuação em práticas de escuta, acolhimento e promoção de relações saudáveis.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Profissionais e pessoas envolvidas em práticas de cuidado (educadores, assistentes sociais, profissionais de saúde, cuidadores familiares, lideranças comunitárias, agentes socioambientais, entre outros) que busquem vivenciar práticas cooperativas e fortalecer o autocuidado e o cuidado coletivo em seus contextos de atuação.

Vagas: 25.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana, UMAPAZ.

Seleção: Sim.

Necessidade de inscrição: Sim.