Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres inicia programa de voluntariado com mais de 90 estudantes
Fotografia por: Daniel Reis
No sábado (13), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Divisão da Fauna Silvestre (DFS), deu as boas-vindas a 94 novos voluntários selecionados para integrar o programa de Voluntariado do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS). A cerimônia de abertura marcou o início de uma jornada de aprendizado e dedicação à proteção da fauna de São Paulo.
A abertura do encontro foi conduzida pelo diretor da Divisão, Sérgio Novita, que ressaltou a importância do engajamento dos participantes na missão de conservação. Na sequência, Juliana Machado, diretora-geral da organização Freeland, apresentou um panorama sobre o tráfico de animais silvestres, destacando os desafios que o Brasil enfrenta no combate a esse crime ambiental.
Durante o encontro os novos voluntários também conheceram mais sobre a atuação da Secretaria por meio da palestra com a coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade (CGPABI), Juliana Summa, que reforçou as orientações para a nova etapa dos participantes. O evento foi encerrado com um momento de troca de experiências, reforçando o compromisso coletivo com a preservação da vida silvestre.
Sobre o programa
Durante o processo de inscrição, cada voluntário escolheu um dos seis setores de atuação: clínica, berçário, quarentenário, reabilitação, laboratório ou nutrição. Nessas áreas, terão contato direto com atividades práticas que complementam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, contribuindo para o manejo, o cuidado e a recuperação de animais silvestres.
As atividades serão realizadas nas unidades do CeMaCAS localizadas no Parque Anhanguera e no Parque do Ibirapuera, ambas administradas pela DFS.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk