
Palestra • Presencial
CNV e Cotidiano - "Conversas difíceis: como sair da reatividade?"
Data: 26/11/2025. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Sabemos como, frequentemente, utilizamos variadas explicações para evitarmos as tais “conversas difíceis”, encontros interpessoais carregados emocionalmente e com conteúdo denso oriundo de conflitos anteriores mal ou não resolvidos.
Podemos evitar a situação do encontro, sorrir para agradar ou praticar o silêncio como recurso para não ter que enfrentar as emoções e o possível desgaste que uma situação de diálogo poderia, inicialmente, fazer emergir.
Reside aí mesmo o problema: não utilizar o diálogo verdadeiro na busca da compreensão mútua torna o entendimento da situação ainda menor, o que caracteriza sempre a conversa como sendo “difícil” e nunca como sendo esclarecedora, útil, libertadora ou algum outro adjetivo possível.
A Comunicação Não Violenta nos apresenta uma alternativa viável para abordarmos essas conversas, com foco em sentimentos e necessidades, visando a satisfação de todas as partes envolvidas e o fortalecimento do vínculo.
Objetivo
Promover o desenvolvimento de habilidades de comunicação empática e assertiva por meio da aplicação dos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV), possibilitando que os participantes reconheçam e expressem sentimentos e necessidades de forma respeitosa em situações de "conversas difíceis".
Metodologia
Palestra expositiva com dinâmicas em grupo.
Conteúdo programático
· Sobre a reatividade e o processo de polarização – perspectiva não-violenta;
· Violência e violência relacional;
· O processo de 3 etapas: preparar-se para ter a conversa, ter a conversa e aprender com a experiência posteriormente;
· Exercício pessoal de autoconhecimento e aplicação prática.
Coordenação
Adriana Matangrano
Facilitação
Adriano Galhardo Pedroso
Pedagogo licenciado em Filosofia com pós-graduação em ‘Transdisciplinaridade em Educação e Cultura de Paz’ e ‘Arte, Ecologia e Sustentabilidade', atualmente docente na UNIMAIS e na UNISÊNIOR (Universidade São Caetano do Sul). Focalizador em Danças Circulares Sagradas e Terapeuta Integrativo. Idealizador da Escola do Cuidado. Estuda e desenvolve trabalhos com grupos em diferentes realidades utilizando a CNV há mais de 15 anos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Interessados no tema.
Vagas: 55.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
Seleção: Sim.