Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Conforto térmico em espaços públicos é tema de trabalho apresentado pela SVMA durante evento em Barcelona
Fotografia por: Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participou, na primeira semana de julho, da oficina internacional “Vigilância da Qualidade do Ar e Calor”, realizada em Barcelona, na Espanha. O evento reuniu representantes de cidades da rede global #Cities4Health de diferentes continentes para trocar experiências e apresentar iniciativas no enfrentamento às altas temperaturas e a má qualidade do ar, considerados um dos principais riscos à saúde pública nas áreas urbanas atualmente.
Representada pela Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (DEAPT) e a Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas (AT-ClimaSVMA), a Secretaria apresentou o projeto “Enfrentamento das Altas Temperaturas: Dados do Clima, Saúde e Espaços Públicos para o Conforto Térmico”. A iniciativa integra a rede Parceria para Cidades Saudáveis e visa promover ações de adaptação climática, com foco em espaços públicos voltados ao conforto térmico.
Durante o encontro, técnicos e especialistas de cidades como Accra, Barcelona, Bogotá, Fortaleza, Katmandu, Nova York, Santiago, Seul, Toronto e São Paulo discutiram soluções práticas baseadas em evidências para reduzir os impactos das altas temperaturas e calor extremo extremas e melhorar a qualidade do ar. O evento também contou com a presença de representantes da Vital Strategies, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras organizações internacionais.
O projeto da SVMA busca levantar e analisar dados climatológicos e de saúde em áreas específicas do território da cidade, considerando suas as diferentes características urbanísticas, socioeconômicas e ambientais da cidade. As informações subsidiarão a criação de diretrizes para a consolidação de uma rede de espaços públicos, especialmente parques e áreas verdes, capazes de oferecer conforto térmico à população durante os períodos de altas temperaturas e calor extremo.
Além das discussões técnicas, a oficina incluiu visitas aos refúgios climáticos e às chamadas "super ilhas" de Barcelona, áreas com intervenções urbanísticas que priorizam pedestres, por meio do aumento dos espaços verdes e da redução do tráfego de veículos motorizados. As soluções observadas nessas visitas devem inspirar novas ações em São Paulo.
Fotografia por: Acervo SVMA
“Participar dessa oficina internacional foi uma oportunidade estratégica para compartilhar o que São Paulo estruturou no projeto em cooperação com a Parceria para Cidades Saudáveis, e o que tem desenvolvido sobre o enfrentamento às altas temperaturas e, ao mesmo tempo, aprender com experiências de outras cidades do mundo. O intercâmbio de conhecimentos e práticas fortalece nossas ações e contribui para aprimorar políticas públicas que promovam o conforto térmico e a saúde da população nos espaços urbanos”, afirma Ligia Pinheiro de Jesus, da Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial da SVMA.
A participação da capital paulista na oficina foi considerada momento oportuno uma oportunidade estratégica para o fortalecimento institucional, troca de experiências e aprendizado prático. As contribuições do evento devem apoiar o avanço das políticas públicas locais voltadas à adaptação climática e à melhoria da qualidade de vida da população.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk