Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Conforto térmico em espaços públicos é tema de trabalho apresentado pela SVMA durante evento em Barcelona

Encontro internacional propôs o debate sobre soluções frente às mudanças climáticas nas áreas urbanas

Grupo diverso de cerca de 30 pessoas posa sorridente para foto em frente a um prédio histórico de arquitetura detalhada, com estrutura em vermelho escuro e amarelo. Algumas pessoas seguram cartazes com o nome "Partnership for Healthy Cities". A maioria usa crachás e roupas leves, sugerindo que participam de um evento ou visita institucional em dia ensolarado. Ao fundo, o céu está azul e há árvores que projetam sombra sobre parte do grupo.
Fotografia por: Acervo SVMA 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participou, na primeira semana de julho, da oficina internacional “Vigilância da Qualidade do Ar e Calor”, realizada em Barcelona, na Espanha. O evento reuniu representantes de cidades da rede global #Cities4Health de diferentes continentes para trocar experiências e apresentar iniciativas no enfrentamento às altas temperaturas e a má qualidade do ar, considerados um dos principais riscos à saúde pública nas áreas urbanas atualmente. 

Representada pela Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (DEAPT) e a Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas (AT-ClimaSVMA), a Secretaria apresentou o projeto “Enfrentamento das Altas Temperaturas: Dados do Clima, Saúde e Espaços Públicos para o Conforto Térmico”. A iniciativa integra a rede Parceria para Cidades Saudáveis e visa promover ações de adaptação climática, com foco em espaços públicos voltados ao conforto térmico.

Durante o encontro, técnicos e especialistas de cidades como Accra, Barcelona, Bogotá, Fortaleza, Katmandu, Nova York, Santiago, Seul, Toronto e São Paulo discutiram soluções práticas baseadas em evidências para reduzir os impactos das altas temperaturas e calor extremo extremas e melhorar a qualidade do ar. O evento também contou com a presença de representantes da Vital Strategies, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras organizações internacionais.

O projeto da SVMA busca levantar e analisar dados climatológicos e de saúde em áreas específicas do território da cidade, considerando suas as diferentes características urbanísticas, socioeconômicas e ambientais da cidade. As informações subsidiarão a criação de diretrizes para a consolidação de uma rede de espaços públicos, especialmente parques e áreas verdes, capazes de oferecer conforto térmico à população durante os períodos de altas temperaturas e calor extremo.

Além das discussões técnicas, a oficina incluiu visitas aos refúgios climáticos e às chamadas "super ilhas" de Barcelona, áreas com intervenções urbanísticas que priorizam pedestres, por meio do aumento dos espaços verdes e da redução do tráfego de veículos motorizados. As soluções observadas nessas visitas devem inspirar novas ações em São Paulo.

Grupo de pessoas reunido em círculo ao ar livre, em frente a um edifício moderno com fachada de vidro. A maioria usa crachás, mochilas e equipamentos de áudio, indicando participação em uma visita guiada ou atividade técnica. As pessoas escutam atentamente a uma mulher de costas, que segura papéis e parece conduzir a conversa. Ao fundo, árvores e prateleiras com publicações são visíveis através do vidro.
Fotografia por: Acervo SVMA 

“Participar dessa oficina internacional foi uma oportunidade estratégica para compartilhar o que São Paulo estruturou no projeto em cooperação com a Parceria para Cidades Saudáveis, e o que tem desenvolvido sobre o enfrentamento às altas temperaturas e, ao mesmo tempo, aprender com experiências de outras cidades do mundo. O intercâmbio de conhecimentos e práticas fortalece nossas ações e contribui para aprimorar políticas públicas que promovam o conforto térmico e a saúde da população nos espaços urbanos”, afirma Ligia Pinheiro de Jesus, da Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial da SVMA.

A participação da capital paulista na oficina foi considerada momento oportuno  uma oportunidade estratégica para o fortalecimento institucional, troca de experiências e aprendizado prático. As contribuições do evento devem apoiar o avanço das políticas públicas locais voltadas à adaptação climática e à melhoria da qualidade de vida da população.

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta.A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro. A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz. A imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos.

 

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens