Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Conselhos Gestores dos Parques Municipais de São Paulo serão empossados neste sábado (19)
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realiza, neste sábado (19/07), a cerimônia de posse dos novos representantes da sociedade civil para os Conselhos Gestores dos Parques Urbanos, Lineares e Concessionados da cidade de São Paulo. O evento será promovido no auditório térreo da Uninove Vergueiro, às 10 horas, com a entrega dos certificados aos conselheiros do biênio 2025-2027.
O período de candidaturas e votação para a formação dos novos conselhos ocorreu entre os meses de março a junho deste ano. No dia primeiro de julho, a pasta publicou os resultados das eleições. A votação registrou o maior recorde na participação da sociedade civil, demonstrando o crescente interesse da população na construção de uma cidade mais participativa, sustentável e democrática. Ao todo, foram mais de 50 mil votos, de quase 17 mil eleitores.
Esta gestão elegeu mais de 500 representantes da sociedade civil dos três segmentos participantes, sendo eles frequentadores, movimentos/instituições/entidades e trabalhadores a uma vaga na gestão dos parques municipais de São Paulo. No total, 88 parques participaram este ano.
A solenidade reúne a presença de autoridades, em destaque entre eles o secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi; o chefe de Assessoria Técnica da SVMA, Daniel Teixeira de Lima; e Liliane Arruda, coordenadora da Gestão dos Colegiados (CGC), além de representantes da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU) e das Coordenações de Gestão dos Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI) e da Gestão dos Colegiados (CGC), responsáveis pelo acompanhamento técnico dos conselhos, e os candidatos eleitos.
O titular da pasta, Rodrigo Ashiuchi, reforça a importância dos conselhos gestores na construção de políticas voltadas à proteção ambiental. “Eles têm um papel essencial na proteção dos parques, pois trazem a voz da comunidade para o centro das decisões, construindo uma cidade mais verde e com maior participação da população”, diz.
O mandato da gestão será de dois anos, com foco no diálogo com a comunidade local. Os conselheiros atuarão de forma voluntária, com participação em reuniões periódicas, apresentação de propostas e acompanhamento direto na implementação de projetos e ações voltadas à preservação, ao uso consciente e melhorias desses espaços de recreação e lazer.
Para participar da cerimônia, basta comparecer ao local no horário determinado. Não é necessário inscrição prévia.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk