Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Conselhos Gestores dos Parques Municipais são empossados com foco em uma gestão mais participativa e valorização dos territórios
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) empossou, neste sábado (19/07), os novos conselheiros titulares e suplentes dos Conselhos Gestores dos Parques Urbanos, Lineares e Concessionados da cidade de São Paulo. A cerimônia, referente ao biênio 2025-2027, foi realizada no auditório térreo da Uninove Vergueiro e reuniu autoridades, servidores públicos e representantes da sociedade civil para celebrar mais uma etapa do fortalecimento da gestão participativa na cidade.
Ao todo, foram empossados 575 representantes dos segmentos Frequentadores, Movimentos, Instituições e Entidades, e Trabalhadores para atuarem em 80 parques da capital. A nova composição dos conselhos é resultado de um processo realizado entre os meses de março a junho, que contou com o maior número de votos da história: 50.506 votos registrados por cerca de 17 mil eleitores.
Durante a solenidade, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, destacou que a atual gestão está comprometida a valorizar as histórias e características de cada um desses espaços verdes. “Cada parque representa a identidade de uma região e de sua comunidade. São espaços de lazer acessíveis, especialmente para as famílias que encontram nos parques uma alternativa de convivência e bem-estar. É neles que presenciamos grandes encontros, práticas esportivas e momentos de integração entre comunidades”, afirmou.
Ashiuchi ainda destacou a relevância do programa Tarifa Zero, que garante a gratuidade das passagens de ônibus aos domingos na capital. Segundo ele, 67% dos deslocamentos nesse dia têm como destino os parques da cidade, o que reforça a importância social desses lugares para a população.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
Já a coordenadora da Gestão dos Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI), Juliana Summa, enalteceu o protagonismo dos conselheiros e a importância do trabalho conjunto com os gestores na administração desses espaços verdes. “É preciso sempre pensar no interesse coletivo e nas necessidades do parque, para que ele se torne um ambiente mais saudável, seguro e biodiverso, atendendo às expectativas de quem o frequenta”, afirmou.
A coordenadora da Gestão dos Colegiados (CGC), Liliane Arruda reforçou o papel dos conselhos como elo direto entre a população e o poder público. “É a participação social que dá legitimidade à gestão. Os conselhos são fundamentais para garantir uma escuta qualificada da população", destacou.
O mandato dos novos conselheiros vai até 2027. Os conselhos atuarão de forma voluntária, participando de reuniões, propondo ações e acompanhando a execução de projetos voltados à preservação ambiental, ao uso consciente e às melhorias nos parques.
A SVMA reforça que a participação da população é essencial para uma cidade mais sustentável, democrática e conectada com suas áreas verdes.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk