
Curso • Presencial
Curso de Férias: Marcenaria Básica Através de Materiais Reaproveitados
Data: 04/07/2025 a 25/07/2025. Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 11:30.
Descrição
Preparar pessoas para executar o trabalho de marcenaria aproveitando materiais descartados e também materiais que já foram usados e serão transformados para novo uso, utilizando aparas de madeira, sobras de podas e madeiras descartadas em geral, possibilitando o aprendizado desde a identificação do material (madeira), a correta manipulação e utilização pelo aluno. Preparar as pessoas para que gerem renda através da reciclagem e preservando o meio ambiente.
Objetivo
Ensinar como extrair o melhor resultado do trabalho através de madeiras que seriam descartadas para o aprendizado da arte da marcenaria.
Metodologia
Aulas teóricas e práticas, com entendimento dos conceitos básicos, confecção de objetos e estratégias de comercialização.
Materiais necessários:
- 100 gramas de prego 12x12 sem cabeça.
- Cola Branca.
- 1 Lixa grão 60 para ferro.
- 1 Lixa grão 120.
- Pacote pequeno de estopa.
- Ripa de estrado de cama.
Conteúdo programático
Conteúdos:
- Apresentação da bandeja: explicação do que é e da importância do gabarito, como foi feito, como organizar, uso da bancada para apoio, uso do sargento para precisão;
- Técnicas de corte e colagem (tipo de cola e aplicação), técnicas de montagem, aplicação da patina (o que é e técnica), tipos de lixa adequadas para acabamento, técnicas de lixamento e importância da aplicação de cera na finalização.
Cronograma de aulas
1ª aula - Recepção da turma, apresentação do CEA/UMAPAZ e do minicurso, apresentação do projeto; introdução à identificação do material e ferramentas; treino do uso das ferramentas e técnicas básicas de marcenaria (introdução ao uso do gabarito);
2ª aula - Início da etapa de corte;
3ª aula - Término da etapa de corte e início da colagem;
4ª aula - Continuação e finalização da montagem.
Coordenação
Oswaldo Marques Cera Filho
Facilitação
Messias Pereira Alves
Artesão com expertise em cortiça e sisal Tapeceiro especializado em couro. Oficial de marcenaria de 1985. Professor de Marcenaria do Centro de Proteção da Infância e Maternidade (CEPIM).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Pessoas a partir de 16 anos, que queiram aprender trabalhos manuais, utilizando ferramentas convencionais.
Vagas: 20.
Endereço: Rua Pedro Peccinini, 88, Butantã.
Necessidade de inscrição: Sim.