
Curso • Presencial
Curso Municipal de Recursos Paisagísticos 2025 - T249
Data: 08/08/2025 a 14/11/2025. Terça e sexta-feira.
Horário: 13:30 às 16:30.
Descrição
Curso introdutório criado em 1994 cuja intenção é colocar os alunos em contato com os meios utilizados na elaboração do jardim, tendo como pré-requisito a conclusão do Curso Municipal de Jardinagem EMJ.
Através de 28 encontros presenciais os alunos terão aulas teóricas expositivas, vivências e acompanhamento para o desenvolvimento do ECC-Exercício de Conclusão de Curso (em grupo).
A metodologia e o conteúdo programático são constantemente revisados, acompanhando os conceitos fundamentais e as questões práticas envolvidas no desenvolvimento de projetos de Paisagismo.
Cada Turma é iniciada com uma Aula Magna - que visa recepcionar os alunos através de um contato direto com profissionais da área, instigando a elaboração de uma visão crítica e consciente do Paisagismo como parte importante na vida e na estruturação do meio ambiente.
Esta aula inaugural é também aberta aos demais interessados no tema, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pela EMJ/UMAPAZ e estimular o contato com os meios, preocupações e recursos envolvidos na criação de jardins e intervenções paisagísticas.
Objetivo
O curso tem como objetivo possibilitar uma visão crítica e consciente do Paisagismo como parte importante na vida e na estruturação do meio ambiente.
Os alunos são estimulados a entrar em contato com os meios, preocupações e recursos envolvidos na criação de jardins e intervenções paisagísticas.
Metodologia
1. Aula Magna: Arquiteto Paisagista Benedito Abbud.
2. Aulas teóricas expositivas, vivências e oficinas para desenvolvimento do ECC Exercício de Conclusão de Curso (desenvolvido em grupo).
3. Elaboração do ECC Exercício de Conclusão de Curso - desenvolvido em grupo.
4. Apresentação do ECC Exercício de Conclusão de Curso.
5. Encerramento e Entrega dos Certificados de Conclusão.
Bibliografia
Apostila "Curso Municipal de Recursos Paisagísticos" - disponível no site UMAPAZ
https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/apostila_13dez_ej.pdf (consulta em 15.07.2025)
Conteúdo programático
Durante os 28 encontros serão abordados os seguintes temas (ATENÇÃO: os temas não estão, necessariamente, em ordem cronológica):
- Aula Magna: Arquiteto Paisagista Benedito Abbud;
- Apresentação da Equipe EMJ / Curso Recursos Paisagísticos;
- Dinâmica com os alunos;
- Orientações para o desenvolvimento do ECC Exercício de Conclusão de Curso;
- Arquitetura da Paisagem: Análise & Projeto;
- Topografia da Paisagem;
- História do Paisagismo I, II e III;
- Recursos Gráficos;
- Ensaios sobre o Jardim I, II e III;
- Jardins Coloniais Brasileiros;
- Banho de Floresta: Teoria & Vivência;
- Jardins Modernos Brasileiros;
- Recursos Vegetais;
- O Jardim Simbólico;
- Orçamento I e II;
- Jardim Amigo da Fauna;
- Legislação;
- Jardins de Chuva;
- Jardim sobre Laje;
- Recursos Arquitetônicos I e II;
- Iluminação de Jardins;
- O Jardim Sensorial: Vivência;
- Apresentação do ECC Exercício de Conclusão de Curso;
- Encerramento;
- Entrega dos Certificados - via e-mail.
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Ana Maria Brischi
Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de mais de 12 anos na produção de mudas e no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora.
Brigitte Baum
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ.
Christina Otani Kitamura
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialização em Geoprocessamento e Banco de Dados. Servidora municipal da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2009 onde trabalhou em diversos setores na área de geoprocessamento, banco de dados e planejamento urbano. Morou no Japão onde Estudou Língua e Cultura Japonesa na Higashi Nippon International University - Japão (2000-2001) e Arquitetura na College of Engineering, Nihon University - Japão (2001-2002). Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / CEA-UMAPAZ.
Cristina Fischetti Bönecker
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Foi cenógrafa durante 20 anos em televisão e teatro e, desde 2001, passou a trabalhar com paisagismo de áreas públicas e privadas. Realizou projetos e execução de praças pela EMURB, no programa Centros de Bairros, e a implantação de parques pelo Programa 100 Parques na SVMA - Depave 1, entre outros. Foi Supervisora de Projetos e Obras na Subprefeitura de Pinheiros e, por 8 anos trabalhou com Termos de Cooperação para praças, canteiros centrais e áreas verdes.
Gustavo Agni Beuttenmüller
Geólogo pelo Instituto de Geociências-USP. Especialização em Gestão Ambiental (FSP-USP). Liderança em Desenvolvimento Sustentável (ABDL-LEAD). Mestre em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV-SP). Na PMSP atuou no Planejamento Urbano e Ambiental e hoje compõe e equipe da EMJ onde é responsável por conteúdos relacionados às Geociências, geotecnia, solos, cartografia, topografia e meio físico.
Helena Quintana Minchin
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Marmelo, Café, Pão, Banana etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo Mostra UMAPAZ.
Mariangela Mariani
Arquiteta Urbanista formada pela Universidade Mackenzie, cursou paisagismo e jardinagem (Secretaria de agricultura de SP – 1978), atuando como Arquiteta Paisagista desde então. Em 2008 entrou na SVMA trabalhando no DEPAVE – 5 como chefe das bases setoriais na área de gestão e manutenção de parques. Pós-graduação em Ecologia, Arte e Sustentabilidade – UNESP/UMAPAZ (2011). No ano de 2013 passou a servidora da SIURB como arquiteta atuando na área de planejamento. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ e ministra aulas no curso de Recursos Paisagísticos.
Mario do Nascimento Júnior
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.
Natália Paganotti Antonucci
Bióloga com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2021.
Thiago Beloni
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e até 2025 compôs o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.
Ananda Vieira de Almeida
Possui especialização pela Universidade Gama Filho(2010). Atualmente é Especialista em Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Meio Ambiente. Informações coletadas do Lattes em 19/10/2022.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: O curso é aberto às pessoas que já tenham realizado o Curso Municipal de Jardinagem.
Vagas: 60.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: Receberá o Certificado de Participação o aluno que tiver 75% de presença e participação no trabalho feito em grupo durante o curso.
Seleção: Sim.
Necessidade de inscrição: Sim..