Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Diálogo Autogestionado do Balanço Ético

Vivência • Presencial

Diálogo Autogestionado do Balanço Ético Global da COP30

Data: 20/09/2025. Sábado
Horário: 09:00 às 13:00

Inscreva-se

Descrição

Diante da crise climática que já afeta diretamente nossas vidas, o silêncio não é mais uma opção.

Este encontro é um convite da UMAPAZ e da Associação Carta da Terra Internacional - Brasil para um mutirão de escuta, presença e ação coletiva, em que o documento Carta da Terra será o fio condutor. Em sintonia com o chamado da COP30, que ocorrerá em novembro, na Amazônia, nos reuniremos para contribuir com o Balanço Ético Global (BEG), uma mobilização internacional que busca repensar o rumo da humanidade diante da emergência climática, resgatando valores éticos e reconstruindo caminhos de esperança.

Inspirado na Carta da Terra, este Diálogo Autogestionado será um espaço potente de partilha entre pessoas que já atuam nos territórios e que reconhecem, na ação, uma resposta ética e transformadora. Vamos dialogar sobre o que nos paralisa, o que nos move, e como nossas contribuições locais podem se somar ao esforço global por justiça climática.
Nossa escuta se somará ao coro do Mutirão Global e será registrada como contribuição oficial da UMAPAZ e da Carta da Terra Internacional - Brasil ao processo da COP30.

Conteúdo programático

O encontro será conduzido no formato de Partilha em Círculo, respeitando o tempo e a profundidade da escuta. A metodologia será organizada em quatro grandes momentos:
1. Apresentação da proposta do Balanço Ético Global e o papel da Carta da Terra como bússola para esse momento histórico.
2. Partilha em Círculos
3. Sistematização e produção de materiais para envio ao Balanço Ético Global
4. Apresentação e validação dos materiais produzidos

Coordenação

Débora Pontalti Marcondes

Facilitação

Ricardo Young

Empresário, nascido em São Paulo, foi presidente do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Franchising. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas. É pós-graduado em administração de empresas, e, à frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Initiative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Membro dos Conselhos de Organizações não governamentais como Instituto Ethos e UniEthos, IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade, Todos pela Educação, Instituto Akatu e Rede Nossa São Paulo. Foi um dos pioneiros em disseminar a Carta da Terra no Brasil. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável. Foi vereador da cidade de São Paulo, e acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão. 

 

Rose Inosoja

Facilitadora de cursos sobre a Carta da Terra e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovidos pelo Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em parceria com a UPeace. Idealizadora do Programa Carta da Terra: Formação de Agentes Socioambientais, da UMAPAZ. Atual Conselheira e ex-Diretora da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Conselheira da Associação Saúde da Família e da Aliança pela Infância. Organizadora da coletânea Educação para o Desenvolvimento Sustentável Metodologias e Experiências e do livro on-line Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso. Autora de capítulos de livros e de artigos sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável e outros temas. PHD em Saúde Pública e Mestre em Ciências da Comunicação. 

 

Tamy Kobashikawa

A Dra. Tamy Kobashikawa é Educadora da Carta da Terra e pertence à Associação Carta da Terra Internaciona - Brasil. Ela pesquisou programas de assistência social no Brasil e a cooperação internacional no campo da agricultura entre Moçambique, Brasil e Japão. Atualmente, ela estuda a interseção entre a Abordagem de Criação de Valor e o Desenvolvimento Humano em projetos de educação ambiental na Amazônia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Preferencialmente voltado a pessoas envolvidas com a Associação Carta da Terra Brasil, participantes do Programa Carta da Terra em Ação e de outros cursos realizados pela UMAPAZ.

Vagas: 50.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana. UMAPAZ

Seleção: Sim.

Parceria: Associação Carta da Terra Internacional - Brasil.