
Curso • Presencial
Diagnóstico Participativo
Data: 02/10/2025. Quinta-feira.
Horário: 13:00 às 16:00.
Descrição
Diagnóstico Participativo diz respeito a uma metodologia que de modo inclusivo procura conhecer o maior número possível de variáveis constituintes de uma determinada realidade socioambiental. Assim, busca-se, por exemplo, desvelar dados sobre a história local, problemas vigentes, biodiversidade existente, perfil socioeconômico da população, potencialidades do território, entre outros, tendo em vista as intencionalidades e finalidades do diagnóstico. Leva em consideração informações oficiais ou de outras fontes, bem como a vivência, o cotidiano e os usos dos recursos disponíveis. O Diagnóstico Participativo tende a trazer maior legitimidade nas ações propostas, serve como instrumento para fortalecer a coesão social e é um exercício de cidadania.
Objetivo
Abordar aspectos teóricos e práticos da utilização do Diagnóstico Participativo.
Metodologia
Aula expositiva e dialogada com aplicação de técnica participativa visando o envolvimento dos(as) interessados(as) no encaminhamento de soluções para os desafios apresentados em aula.
Bibliografia
Pelicioni, Andréa F.; Toledo, Renata F. de; Pelicioni, Américo F.; Moraes, Júlio C. de; Pelicioni, Maria Cecília F. Pesquisa Científica: Características e Contribuições para a Promoção da Saúde. In: Pelicioni, Maria Cecília F.; Mialhe, Fábio L. Educação e Promoção da Saúde: Teoria e Prática. São Paulo: Santos, 2012. p. 83-98.
Secretaria do Estado da Saúde/ CADAIS. Educação em Saúde: Coletânea de Técnicas. São Paulo, 1993.
Toledo, Renata F. de. Educação, Saúde e Meio Ambiente: uma Pesquisa-Ação no Distrito de Iauaretê do Município de São Gabriel da Cachoeira/AM. São Paulo, 2006. [Tese de Doutorado, Faculdade de Saúde Pública. USP]
Conteúdo programático
- O que é diagnóstico participativo;
- Principais elementos constituintes do diagnóstico participativo;
- Apresentação do "mapa falante" como estratégia para o diagnóstico participativo.
Coordenação
André Luiz de Moura Alcântara
Facilitação
André Luiz Moura de Alcântara
Sociólogo graduado na FFLCH-USP, em Ciências Sociais, com especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP. Atua como educador ambiental na SVMA desde 1993 e, atualmente, trabalha na UMAPAZ onde atua desde 2005, com formação de multiplicadores em educação ambiental, projetos institucionais, comissões intersecretariais e demandas sociais. Na UMAPAZ atuou como docente e co-responsável pela coordenação do módulo Saberes Originários e Ancestrais do Território do Curso de Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade promovido em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outros cursos e projetos.
Andréa Focesi Pelliccioni
Analista de Meio Ambiente na CEA-UMAPAZ/SVMA. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental, professora universitária em cursos de graduação, bem como professora convidada em cursos de atualização e especialização nas áreas da saúde e meio ambiente. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde. Na UMAPAZ atuou como docente do Curso de Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade promovido em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outros cursos e projetos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Interessados(as) em geral
Vagas: 40.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana. UMAPAZ
Necessidade de inscrição: Sim.