Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Eco dos Bugios: Consulta Pública discute a criação de uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Patrimônio Ambiental (DPA), recebeu solicitação para criação de uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O tema será discutido nas reuniões da APA Bororé-Colônia, nesta terça-feira (29) (link para participar) e dos Parques Naturais Municipais Bororé e Varginha, na quarta-feira (30) (link para reunião), como parte do processo de implantação da Floresta Municipal Fazenda Castanheira, que prevê a desapropriação da área.
Com aproximadamente 6,7 hectares, a área faz divisa com a Represa Billings e abriga uma floresta Ombrófila Densa, reforçando seu valor ambiental e estratégico para a preservação da biodiversidade local. O pedido de criação foi feito pela proprietário de um imóvel situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia. A partir do requerimento, uma parceria com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) viabilizou os estudos topográficos e fundiários necessários para a delimitação do imóvel e verificação da regularidade da documentação.
Os Conselhos Gestores terão como base para a consulta pública a vistoria realizada no dia 9 de abril, em que 1.26 km foram percorridos para a observação da fauna e flora local. Os estudos concluíram que a área apresenta condições ambientais adequadas para a criação da RPPN mantendo o equilíbrio da biodiversidade local, sendo vital para a preservação de espécies nativas e o bem estar ecológico da região.
A Divisão da Fauna Silvestre (DFS), em parceria com a Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) e o Herbário Municipal, realizou um levantamento inicial na área, identificando 150 espécies, das quais aproximadamente 70% são nativas e quatro estão ameaçadas de extinção. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as RPPNs têm impacto altamente positivo na conservação da biodiversidade, representando uma das estratégias mais eficientes e de baixo custo para a conservação da biodiversidade no país.
Após a aprovação preliminar, as Coordenações de Licenciamento Ambiental (CLA) e de Fiscalização Ambiental (CFA) avaliaram possíveis pendências ou infrações ambientais. Com a situação regularizada, a análise seguiu para a Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade (CGPABI), que, por meio de suas divisões técnicas — Fauna Silvestre (DFS), Unidades de Conservação (DGUC) e Produção e Herbário Municipal (DPHM), realizou um levantamento inicial da biodiversidade local.
O local forma uma importante conexão ecológica com a Floresta Municipal Fazenda Castanheiras, localizada na região sul de São Paulo, que possui cerca de 400 hectares.
A reunião presencial do Conselho Gestor da APA Bororé-Colônia será realizada às 10 horas na UBS Jardim São Bernardo – Rua Antônio Carlos Benjamin dos Santos, 1610, Jardim São Bernardo.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk