Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Espécies atrativas para abelhas são priorizadas em plantios na capital paulista para manutenção da biodiversidade
Com o objetivo de estimular a presença de polinizadores na cidade e a manutenção da biodiversidade no espaço urbano, a capital paulista dispõe de uma legislação específica que fomenta o plantio de espécies que sejam atrativas para as abelhas. Instituída pela Lei Municipal nº 17.837/2022, a medida integra a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Cidade de São Paulo, conduzida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
A iniciativa leva em consideração o potencial das abelhas como agentes fundamentais para a reprodução das plantas e equilíbrio do ecossistema por meio do processo de polinização. Portanto, desde 2022, a Divisão de Arborização Urbana (DAU) produz e distribui estas espécies nos viveiros municipais, incentivando a diversificação, melhora na qualidade ambiental e ampliação da cobertura vegetal em São Paulo.
Entre as espécies que ajudam a atrair polinizadores estão aroeira-branca, araçá, cabeludinha, cambuí, cedro, cereja-do-rio-grande, embaúba-branca, ipês (amarelo, branco e do cerrado), jabuticabeira, paineira, lavanda, manjericão, pau-ferro, urucum, entre outras. Estas mudas produzidas pelo equipamento municipal atendem órgãos públicos, entidades sem fins lucrativos e, no caso das espécies arbóreas, também pessoas físicas por meio do portal 156 no âmbito da Campanha.
Além de atrair as abelhas, o município também conta com locais dedicados à criação dos mesmos, nomeados como “meliponários”. Estes espaços estão presentes em alguns parques municipais e se caracterizam pelo conjunto de colmeias onde são alojadas abelhas de espécies que não possuem ferrão.
São importantes ferramentas de educação ambiental onde os visitantes podem aprender sobre a importância da meliponicultura e o papel dessas abelhas na polinização e na manutenção do ecossistema.
Importância das abelhas
A polinização ocorre quando o pólen da parte masculina das flores é transferido para a parte feminina, permitindo a fecundação e a reprodução das plantas. Embora outros agentes participem desse processo, as abelhas se destacam por sua eficiência, resultado de características como fidelidade floral, anatomia adaptada para coleta de pólen e néctar e atividade contínua ao longo do ano.
A diversidade de espécies de abelhas garante a polinização de flores com diferentes formas e horários de abertura, contribuindo para a saúde dos ecossistemas naturais e cultivados. No entanto, elas enfrentam ameaças como o uso excessivo de agrotóxicos, a agricultura intensiva, a poluição, a perda de habitat, a introdução de espécies invasoras e o manejo inadequado na apicultura.
Mais informações sobre a Campanha de Arborização estão disponíveis neste link.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk