Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Espécies atrativas para abelhas são priorizadas em plantios na capital paulista para manutenção da biodiversidade

Município conta com legislação específica para estimular a presença de polinizadores no espaço urbano desde 2022
A foto mostra uma caixa de madeira de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) identificada com a placa “JATAÍ”, indicando a espécie de abelhas que habita o ninho.  Na entrada da colmeia, há um tubo transparente adaptado, por onde várias abelhas estão entrando e saindo. Algumas delas aparecem em pleno voo, destacadas contra o fundo desfocado em amarelo e preto, criando contraste e transmitindo a ideia de movimento.  A cena valoriza tanto o manejo sustentável das abelhas nativas quanto a beleza do comportamento coletivo desses polinizadores.
Foto: Daniel Reis/ Acervo SVMA

Com o objetivo de estimular a presença de polinizadores na cidade e a manutenção da biodiversidade no espaço urbano, a capital paulista dispõe de uma legislação específica que fomenta o plantio de espécies que sejam atrativas para as abelhas. Instituída pela Lei Municipal nº 17.837/2022, a medida integra a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Cidade de São Paulo, conduzida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). 

A iniciativa leva em consideração o potencial das abelhas como agentes fundamentais para a reprodução das plantas e equilíbrio do ecossistema por meio do processo de polinização. Portanto, desde 2022, a Divisão de Arborização Urbana (DAU) produz e distribui estas espécies nos viveiros municipais, incentivando a diversificação, melhora na qualidade ambiental e ampliação da cobertura vegetal em São Paulo. 

Entre as espécies que ajudam a atrair polinizadores estão aroeira-branca, araçá, cabeludinha, cambuí, cedro, cereja-do-rio-grande, embaúba-branca, ipês (amarelo, branco e do cerrado), jabuticabeira, paineira, lavanda, manjericão, pau-ferro, urucum, entre outras. Estas mudas produzidas pelo equipamento municipal atendem órgãos públicos, entidades sem fins lucrativos e, no caso das espécies arbóreas, também pessoas físicas por meio do portal 156 no âmbito da Campanha.

Além de atrair as abelhas, o município também conta com locais dedicados à criação dos mesmos, nomeados como “meliponários”. Estes espaços estão presentes em alguns parques municipais e se caracterizam pelo conjunto de colmeias onde são alojadas abelhas de espécies que não possuem ferrão.

São importantes ferramentas de educação ambiental onde os visitantes podem aprender sobre a importância da meliponicultura e o papel dessas abelhas na polinização e na manutenção do ecossistema.

Importância das abelhas

A polinização ocorre quando o pólen da parte masculina das flores é transferido para a parte feminina, permitindo a fecundação e a reprodução das plantas. Embora outros agentes participem desse processo, as abelhas se destacam por sua eficiência, resultado de características como fidelidade floral, anatomia adaptada para coleta de pólen e néctar e atividade contínua ao longo do ano.

A diversidade de espécies de abelhas garante a polinização de flores com diferentes formas e horários de abertura, contribuindo para a saúde dos ecossistemas naturais e cultivados. No entanto, elas enfrentam ameaças como o uso excessivo de agrotóxicos, a agricultura intensiva, a poluição, a perda de habitat, a introdução de espécies invasoras e o manejo inadequado na apicultura.

Mais informações sobre a Campanha de Arborização estão disponíveis neste link.

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas  A imagem mostra o ícone da ODS 12 “consumo e produção responsável”, representada por um ícone laranja, com o desenho de uma seta formando o símbolo do infinito  A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro  A imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens