Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Herbário Municipal registra nova espécie de planta
Fotografia por: Acervo SVMA / DPHM
Biólogos do Herbário Municipal de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), participaram da descrição de uma nova espécie de planta do gênero Securidaca. Denominada Securidaca paulensis Chodat ex C.B.Anjos & J.F.B.Pastore, a espécie é endêmica da Serra do Mar e, até o momento, foi registrada exclusivamente no estado de São Paulo.
O estudo publicado com o título “Securidaca paulensis (Polygalaceae, Polygaleae), a new species from the Atlantic Forest of Brazil”, foi encabeçado pela pesquisadora Cassiane Barroso dos Anjos, que realizou uma revisão do gênero Securidaca, da família de plantas Polygalaceae. De acordo com a publicação, a nova espécie foi registrada em bordas de floresta e campos de altitude de áreas de proteção integral, como o Parque Natural Municipal Cratera de Colônia, o Parque Estadual da Serra do Mar, mais especificamente no Núcleo Curucutu, a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sítio Curucutu.
O artigo apresenta a descrição morfológica da espécie, mapa de distribuição, avaliação preliminar do estado de conservação e chave de identificação para espécies do gênero Securidaca da Mata Atlântica. Segundo critérios da The International Union for Conservation of Nature (IUCN), a nova espécie pode ser categorizada como ameaçada, considerando sua distribuição limitada, o número reduzido de localizações e a ocorrência apenas em áreas protegidas, até o atual momento.
Securidaca paulensis floresce de janeiro a novembro e frutifica de julho a dezembro. É uma planta arbustiva de pequeno porte, com ramos delgados, folhas lanceoladas, flores em cor rosa dispostas em pequenos cachos (racemos) e frutos alados (sâmaras).
Atualmente, o Brasil se destaca por abrigar a maior diversidade de espécies do gênero Securidaca, com aproximadamente 30 espécies e duas variedades registradas. Essas ocorrem principalmente em florestas úmidas da Amazônia e da Mata Atlântica, embora sejam encontradas com menor frequência em outros tipos de vegetação, como Cerrado, Caatinga e Campo Rupestre.
Além de ampliar o conhecimento sobre a flora da Mata Atlântica, o estudo contribui para que pesquisadores de outras regiões do Brasil e do mundo possam identificar novas ocorrências da Securidaca paulensis.
“A Securidaca paulensis é uma espécie endêmica da Serra do Mar e só foi registrada no estado de São Paulo até agora. Descobertas como essa mostram que ainda há muito que aprender sobre a flora brasileira e reforçam a necessidade e a importância da preservação ambiental e da biodiversidade” afirma Ricardo Garcia, botânico do Herbário Municipal de São Paulo.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk