Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Herbário Municipal registra nova espécie de planta

Exemplares foram coletados no Parque Natural Municipal Cratera de Colônia e em outras áreas de proteção ambiental do Estado de São Paulo

Duas fotos lado a lado mostram flores da espécie Securidaca paulensis, com pétalas em tons de rosa e roxo. Os botões florais aparecem em sequência ao longo de um ramo inclinado, acompanhado por folhas verdes alongadas. O fundo revela uma trilha de chão de terra e pedras, cercada por vegetação da Mata Atlântica.
Fotografia por: Acervo SVMA / DPHM 

Biólogos do Herbário Municipal de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), participaram da descrição de uma nova espécie de planta do gênero Securidaca. Denominada Securidaca paulensis Chodat ex C.B.Anjos & J.F.B.Pastore, a espécie é endêmica da Serra do Mar e, até o momento, foi registrada exclusivamente no estado de São Paulo. 

O estudo publicado com o título “Securidaca paulensis (Polygalaceae, Polygaleae), a new species from the Atlantic Forest of Brazil”, foi encabeçado pela pesquisadora Cassiane Barroso dos Anjos, que realizou uma revisão do gênero Securidaca, da família de plantas Polygalaceae.  De acordo com a publicação, a nova espécie foi registrada em bordas de floresta e campos de altitude de áreas de proteção integral, como o Parque Natural Municipal Cratera de Colônia, o Parque Estadual da Serra do Mar, mais especificamente no Núcleo Curucutu, a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sítio Curucutu.

O artigo apresenta a descrição morfológica da espécie, mapa de distribuição, avaliação preliminar do estado de conservação e chave de identificação para espécies do gênero Securidaca da Mata Atlântica. Segundo critérios da The International Union for Conservation of Nature (IUCN), a nova espécie pode ser categorizada como ameaçada, considerando sua distribuição limitada, o número reduzido de localizações e a ocorrência apenas em áreas protegidas, até o atual momento. 

Securidaca paulensis floresce de janeiro a novembro e frutifica de julho a dezembro. É uma planta arbustiva de pequeno porte, com ramos delgados, folhas lanceoladas, flores em cor rosa dispostas em pequenos cachos (racemos) e frutos alados (sâmaras). 

Atualmente, o Brasil se destaca por abrigar a maior diversidade de espécies do gênero Securidaca, com aproximadamente 30 espécies e duas variedades registradas. Essas ocorrem principalmente em florestas úmidas da Amazônia e da Mata Atlântica, embora sejam encontradas com menor frequência em outros tipos de vegetação, como Cerrado, Caatinga e Campo Rupestre.

Além de ampliar o conhecimento sobre a flora da Mata Atlântica, o estudo contribui para que pesquisadores de outras regiões do Brasil e do mundo possam identificar novas ocorrências da Securidaca paulensis.

A Securidaca paulensis é uma espécie endêmica da Serra do Mar e só foi registrada no estado de São Paulo até agora. Descobertas como essa mostram que ainda há muito que aprender sobre a flora brasileira e reforçam a necessidade e a importância da preservação ambiental e da biodiversidade” afirma Ricardo Garcia, botânico do Herbário Municipal de São Paulo. 
 

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro A imagem mostra o ícone das ODS 14 “vida na água”, representada por um ícone azul, com o desenho de duas ondas e um peixe O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

 

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens