
Palestra • Presencial
Identificação de Plantas Tóxicas Ornamentais
Data: 15/08/2025. Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
A presença de plantas ornamentais tóxicas em espaços públicos urbanos representa um risco significativo à saúde da população, especialmente de crianças e animais domésticos, que são mais suscetíveis às intoxicações. Recentemente, um cão foi vítima de intoxicação por ingerir uma planta tóxica em um jardim público de São Paulo, o que serviu como um alerta para a população, ressaltando a importância do conhecimento sobre as espécies que oferecem risco à saúde. Desta forma, a atividade visa apresentar as principais espécies de plantas ornamentais tóxicas presentes em áreas urbanas e seus riscos à saúde humana e animal. Através de uma abordagem didática e interativa, serão discutidos os principais sinais clínicos de intoxicação, espécies vegetais de risco, alternativas seguras e estratégias de manejo para substituição em espaços públicos.
Objetivo
Colaborar com o processo de capacitação dos profissionais agrônomos, gestores ambientais, biólogos e servidores públicos do município de São Paulo para identificar plantas ornamentais tóxicas e substituí-las por outras seguras em áreas públicas do município, visando a segurança da população.
Metodologia
A palestra será expositiva-dialogada, com troca de experiências entre os participantes.
Bibliografia
1. Gorniak, S. L., Spinosa, H. S., & Górniak, T. (2019). Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária (5ª ed.). Roca.
2. Knight, A. P., & Walter, R. G. (2020). Veterinary Toxicology: Basic and Clinical Principles (3rd ed.). Elsevier.
3. Burrows, G. E., & Tyrl, R. J. (2013). Toxic Plants of North America (2nd ed.). Wiley-Blackwell.
Conteúdo programático
- Apresentação das principais espécies de plantas ornamentais tóxicas presentes em áreas urbanas;
- Riscos das plantas tóxicas para a saúde humana e animal;
- Os principais sinais clínicos de intoxicação;
- Espécies vegetais de risco;
- Alternativas seguras e estratégias de manejo para substituição em espaços públicos.
Coordenação
Ruth Weg
Coordenação Externa
Silvana Lima Górniak
Obteve graduação em Medicina Veterinária, em 1983, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Especialização em Patologia Experimental, pela Universidade de São Paulo (1984) e Especialização em Toxicologia Animal, pela Pontifícia Universidade Católica RS e ABEAS/MEC (1985). Realizou o Mestrado (1986) e Doutorado (1988) no Programa de pós-graduação em Patologia Experimental e Comparada da FMVZ/USP. Atualmente é Professora Titular, do Departamento de Patologia, da FMVZ/USP. Tem como linhas de pesquisa dentro da Farmacologia, a avaliação de eficácia de medicamentos veterinários; na Toxicologia Veterinária plantas tóxicas de interesse agropecuário e toxicidade de plantas medicinais. Proposta de modelos animais para a avaliação de eficácia e segurança. Publicou mais de 140 trabalhos científicos. Autora dos livros Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (7a ed), Farmacologia Aplicada à Avicultura, Medicamentos em Animais de Produção, Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária (2a ed) e Plantas ornamentais e alimentos de origem vegetal tóxicos para animais de companhia. Autora de dezenas de capítulos de livros. Desde 1991 é coordenadora do Centro de Pesquisas em Toxicologia Veterinária (CEPTOX), da FMVZ/USP. Atua em diversas Comissões e Grupos de Trabalhos relativos à medicamentos veterinários, no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância sanitária (ANVISA). Desde 2016 tem participado no Comitê de especialistas em aditivos alimentares - medicamentos veterinários (JECFA) da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e Organização Mundial da Saúde (FAO/OMS). Desde 2019 é membro integrante da Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP e desde 2023 atua também como especialista no Joint Meeting of Pesticides Residue (JMPR) - Praguicidas da FAO/OMS. Email: gorniak@usp.br (Texto informado pelo autor) (Fonte: Currículo Lattes)
Facilitação
Evellyn Vilela Esteves Silva
Estudante de Medicina Veterinária na FMVZ-USP, participante ativa do projeto de extensão Petmosfera, com experiência em divulgação científica e identificação de plantas tóxicas em ambientes urbanos.
Helena Martos Romboli
Estudante de Medicina Veterinária na FMVZ-USP, estagiária na área de trade marketing da MSD Saúde Animal e coordenadora do projeto de extensão Petmosfera, com foco em toxicologia para pequenos animais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Profissionais agrônomos, gestores ambientais, biólogos e servidores públicos do município de São Paulo e pessoas que tenham interesse pelo tema.
Vagas: 20.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Parceria: Departamento de Patologia, da FMVZ/USP..
Necessidade de inscrição: Sim.