Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Identificação de Plantas Tóxicas Ornamentais

Palestra • Presencial

Identificação de Plantas Tóxicas Ornamentais

Data: 15/08/2025. Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

Inscreva-se

Descrição

A presença de plantas ornamentais tóxicas em espaços públicos urbanos representa um risco significativo à saúde da população, especialmente de crianças e animais domésticos, que são mais suscetíveis às intoxicações. Recentemente, um cão foi vítima de intoxicação por ingerir uma planta tóxica em um jardim público de São Paulo, o que serviu como um alerta para a população, ressaltando a importância do conhecimento sobre as espécies que oferecem risco à saúde. Desta forma, a atividade visa apresentar as principais espécies de plantas ornamentais tóxicas presentes em áreas urbanas e seus riscos à saúde humana e animal. Através de uma abordagem didática e interativa, serão discutidos os principais sinais clínicos de intoxicação, espécies vegetais de risco, alternativas seguras e estratégias de manejo para substituição em espaços públicos.

Objetivo

Colaborar com o processo de capacitação dos profissionais agrônomos, gestores ambientais, biólogos e servidores públicos do município de São Paulo para identificar plantas ornamentais tóxicas e substituí-las por outras seguras em áreas públicas do município, visando a segurança da população.

Metodologia

A palestra será expositiva-dialogada, com troca de experiências entre os participantes.

Bibliografia

Conteúdo programático

  • Apresentação das principais espécies de plantas ornamentais tóxicas presentes em áreas urbanas;
  • Riscos das plantas tóxicas para a saúde humana e animal;
  • Os principais sinais clínicos de intoxicação;
  • Espécies vegetais de risco;
  • Alternativas seguras e estratégias de manejo para substituição em espaços públicos.

Coordenação

Ruth Weg 
 

Coordenação Externa

Silvana Lima Górniak

Obteve graduação em Medicina Veterinária, em 1983, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Especialização em Patologia Experimental, pela Universidade de São Paulo (1984) e Especialização em Toxicologia Animal, pela Pontifícia Universidade Católica RS e ABEAS/MEC (1985). Realizou o Mestrado (1986) e Doutorado (1988) no Programa de pós-graduação em Patologia Experimental e Comparada da FMVZ/USP. Atualmente é Professora Titular, do Departamento de Patologia, da FMVZ/USP. Tem como linhas de pesquisa dentro da Farmacologia, a avaliação de eficácia de medicamentos veterinários; na Toxicologia Veterinária plantas tóxicas de interesse agropecuário e toxicidade de plantas medicinais. Proposta de modelos animais para a avaliação de eficácia e segurança. Publicou mais de 140 trabalhos científicos. Autora dos livros Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (7a ed), Farmacologia Aplicada à Avicultura, Medicamentos em Animais de Produção, Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária (2a ed) e Plantas ornamentais e alimentos de origem vegetal tóxicos para animais de companhia. Autora de dezenas de capítulos de livros. Desde 1991 é coordenadora do Centro de Pesquisas em Toxicologia Veterinária (CEPTOX), da FMVZ/USP. Atua em diversas Comissões e Grupos de Trabalhos relativos à medicamentos veterinários, no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância sanitária (ANVISA). Desde 2016 tem participado no Comitê de especialistas em aditivos alimentares - medicamentos veterinários (JECFA) da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e Organização Mundial da Saúde (FAO/OMS). Desde 2019 é membro integrante da Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP e desde 2023 atua também como especialista no Joint Meeting of Pesticides Residue (JMPR) - Praguicidas da FAO/OMS. Email: gorniak@usp.br (Texto informado pelo autor) (Fonte: Currículo Lattes)

Facilitação

Evellyn Vilela Esteves Silva

Estudante de Medicina Veterinária na FMVZ-USP, participante ativa do projeto de extensão Petmosfera, com experiência em divulgação científica e identificação de plantas tóxicas em ambientes urbanos.

 

Helena Martos Romboli

Estudante de Medicina Veterinária na FMVZ-USP, estagiária na área de trade marketing da MSD Saúde Animal e coordenadora do projeto de extensão Petmosfera, com foco em toxicologia para pequenos animais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Profissionais agrônomos, gestores ambientais, biólogos e servidores públicos do município de São Paulo e pessoas que tenham interesse pelo tema.

Vagas: 20.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Parceria: Departamento de Patologia, da FMVZ/USP..

Necessidade de inscrição: Sim.