
Curso • Presencial
Introdução aos Círculos de Construção de Paz/Justiça Restaurativa e prevenção ao bullying
Data: 09/10/2025 a 11/12/2025. Quinta-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
Conhecer e vivenciar a prática dos Círculos de Construção de Paz como recurso para promover o autoconhecimento, o diálogo, o fortalecimento de vínculos, a transformação de conflitos e a construção de relacionamentos pautados pelos valores da Cultura de Paz.
Objetivo
Compreender as características e aplicações dos círculos de construção de paz aplicadas ao ambiente escolar, como forma de prevenir e tratar casos de bullying.
Metodologia
Rodas de conversa, leitura e discussão de textos, exercícios teóricos e práticos, apresentação de vídeos.
Bibliografia
BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. Círculos Em Movimento: Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa. Disponível em: http://www.circulosemmovimento.org.br
BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. No Coração da Esperança – Guia de Práticas Circulares. Centro de justiça Restaurativa da Sulffolk University, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
GUGGENBÜHL-CRAIG, Adolf. O abuso do poder na psicoterapia e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. Paulus, 2008.
LEU, Luci. Nonviolent Communication Companion Workbook: A Practical Guide for Individual, Group, or Classroom Study. PuddleDancer Press, 2003.
MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: Fundamentos esquecidos do humano–Do patriarcado à democracia. 2004.
ROGERS, Carl Ransom. Um jeito de ser. EPU, 2007. ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. In: Psicologia e Pedagogia. Martins Fontes, 1982.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação NãoViolenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora, 2006
Conteúdo programático
- Introdução ao tema Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz; - Tipos de Círculos e aplicações práticas;
- Elementos estruturantes do Círculo;
- Papel do facilitador e/ou guardião;
- Noções básicas: procedimento restaurativo;
- Não-Violência e empatia;
-Transformação de conflitos;
- Aplicação dos Círculos em diferentes contextos: fortalecimentos de vínculos, famílias, escolas, hospitais, recreação, mediação de conflitos, treinamentos, etc.
Coordenação
Cerise Goldman Batistic
Facilitação
Marina De Martino
Educadora, formada em Letras e Pedagogia com foco em Educação Democrática. Especialista em Arteterapia Junguiana pela UNIP e em Pedagogia Social pela FE-USP. Co-criadora e administradora da extinta Comunidade Dedo Verde, casa/empresa colaborativa com base nos princípios da Comunicação Não-Violenta. Estudante, praticante e facilitadora de grupos de Comunicação Não-Violenta há 8 anos, tendo participado de diversos cursos no Brasil e na Europa. Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa formada pelo CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo). Facilitadora de cursos, palestras, vivências e treinamentos de Comunicação Não-Violenta, Justiça Restaurativa e Cooperação em diversas instituições públicas e privadas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Em geral
Vagas: 50.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana. UMAPAZ
Datas: 09/10; 23/10; 13/11; 27/11; 04/12; 11/12;
Necessidade de inscrição: Sim.