Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 1 de Julho de 2025 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Mais de 3 milhões de visitantes participam das atividades do Junho Verde nos Parques Municipais de São Paulo

Mais de 500 atividades, plantios e entregas de novos espaços de lazer marcaram o mês do meio ambiente

Sala ampla e bem iluminada, com estrutura de madeira no teto e grandes janelas com cortinas claras nas laterais. A imagem mostra um auditório cheio, com dezenas de pessoas sentadas em cadeiras organizadas em fileiras, assistindo a uma mesa de debate localizada à frente da sala. Ao fundo, uma tela exibe o título “Junho Verde”. O público é diverso, com presença de pessoas de diferentes idades e perfis, demonstrando atenção aos palestrantes. O ambiente remete a um evento institucional ou seminário com foco em temas ambientais.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), promoveu durante o “Junho Verde” mais de 500 atividades voltadas à educação e sensibilização ambiental. Ao longo do mês, os 120 parques municipais receberam mais de 3 milhões de visitantes, consolidando o evento como um marco na mobilização pela sustentabilidade do município.

O calendário de atividades incluiu desde plantios de mudas até oficinas e seminários. Apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foram plantadas cerca de 1.400 novas árvores nativas, em ações que integram o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) aponta que, ao longo de 20 anos, uma única árvore nativa da Mata Atlântica pode absorver mais de 160 kg de CO2 da atmosfera. Portanto, a ampliação dos plantios arbóreos na cidade é uma importante ferramenta para a descarbonização na cidade.

Durante a data comemorativa, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou a criação de duas novas Unidades de Conservação (UC) na cidade, a Floresta Municipal Fazenda Castanheiras (FLOMU), localizada no extremo sul, e o Monumento Natural (MONA) Pico do Votussununga, conhecido como “Morro do Cruzeiro” e o ponto mais alto da zona leste. Além disso, o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA Mananciais) se consolidou como um dos maiores do mundo, sobretudo para pequenos produtores.

O mês também foi marcado por duas importantes entregas para a cidade. No dia 7 de junho, a SVMA inaugurou o Parque Morumbi Sul, um espaço com 84 mil m² de lazer, trilhas, quadras, cachorródromo, playgrounds e academia ao ar livre. Em poucos dias, o parque passou a figurar entre os dez mais visitados da capital. Duas semanas depois, o Parque M’Boi Mirim foi reaberto ao público após obras de requalificação das áreas de convivência e infraestrutura, ampliando a oferta de lazer e bem-estar para moradores da zona sul.

Às terças-feiras de junho também foi realizado o ciclo de palestras “Diálogos VerdeAzul”, que trouxe discussões sobre bem-estar social, saneamento, mitigação de impactos ambientais e qualidade de vida, reunindo mais de 364 pessoas na primeira edição da iniciativa. 

Já na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), 174 atividades educativas reuniram 6.400 participantes. Os encontros conectaram pessoas com saberes sobre biodiversidade, agricultura urbana, compostagem e mudanças climáticas. É esse contato direto que transforma conhecimento em atitude, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da SVMA, Gabriela Chabbouh.

A programação contou ainda com a entrega de 22 caminhões movidos a biometano, combustível obtido a partir de resíduos depositados nos aterros sanitários. A substituição da frota convencional deve gerar economia mensal estimada em 65 mil litros de diesel, além de reduzir a emissão de poluentes.
Para encerrar o mês, o seminário “São Paulo + Verde” reuniu mais de 100 pessoas entre pesquisadores, parlamentares, representantes do poder público e da sociedade civil em debates sobre preservação ambiental e os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“O Junho Verde foi um mês de avanços históricos na cidade e uma forma de reafirmar o compromisso da gestão com uma cidade mais sustentável e resiliente. Mas o trabalho continua e seguimos promovendo ações de preservação ambiental para um futuro mais acolhedor a toda a população”, finaliza o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi. 

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancasA imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juizA imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens