Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 2 de Julho de 2025 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Menos de um mês após inauguração, Morumbi Sul está entre os 10 parques municipais mais visitados de São Paulo

Mais de 17 mil pessoas visitaram a área na zona sul da cidade em seus primeiros dias de funcionamento
A imagem mostra a placa de identificação do Parque Morumbi Sul, localizado na cidade de São Paulo. A placa tem design moderno e utiliza cores verde-escuras com detalhes em laranja e verde-claro, além de ilustrações botânicas que remetem à flora local. Abaixo do nome do parque, há a tradução em inglês: "Morumbi Sul Park", indicando acessibilidade para visitantes estrangeiros.  Na parte inferior da placa está o selo da Cidade de São Paulo – Verde e Meio Ambiente, sugerindo que o parque é administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.  Ao fundo, é possível ver um corpo d’água e, mais adiante, vegetação densa e edificações residenciais. A presença de lago, árvores e estrutura de madeira ao lado da placa reforça o perfil de parque urbano com proposta ecológica, de lazer e recuperação ambiental — características alinhadas às diretrizes de sustentabilidade da cidade.
Foto: Daniel Reis/ Acervo SVMA

O Parque Morumbi Sul entrou no ranking semanal dos 10 parques mais visitados da cidade de São Paulo. Inaugurado no dia 7 de junho, a área com cerca de 84 mil m² recebeu mais de 17 mil visitas entre os dias 16 e 22 de junho. O espaço de lazer e relaxamento  está localizado na zona sul do município, no Campo Limpo, e conta com quadras, trilhas, cachorródromo, parquinhos, academia para a terceira idade e muita arborização. 

Com o investimento de mais de 15 milhões de reais, o local abriga dezenas de aves silvestres, sendo um importante refúgio para a fauna da cidade, principalmente para as espécies aviárias. O 120º parque da cidade também possui cerca de 22 mil m² de áreas verdes diversificadas em 108 tipos de plantas, sendo 62 nativas do município. Uma pesquisa publicada na revista científica “Urban Forestry & Urban Greening”, aponta benefícios na saúde mental e no bem estar das pessoas ao entrarem em contato com a natureza, diminuindo os sintomas de transtornos mentais e de estresse. 

“A quantidade de visitantes no Morumbi Sul mostra a importância desses espaços para a população de São Paulo. A nossa prioridade é expandir essas áreas para integrar cada vez mais os munícipes à natureza da nossa cidade, construindo espaços alinhados ao bem estar da nossa população e à sustentabilidade”, afirmou o Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Além das áreas verdes aptas para o desenvolvimento da fauna e da flora, o parque possui edificações construídas com material sustentável que consome menos madeira e energia, diminuindo, inclusive, a pegada de carbono das obras.  O Relatório de Status Global de Edificação e Construção das Nações Unidas (ONU), aponta que 34% da demanda de energia e 37% das emissões de CO2 relacionadas à energia derivam do setor de construção. O Morumbi Sul é o primeiro a aplicar a técnica no município e a prefeitura busca ampliar a ação para outros parques da cidade.

A área pertencia à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e era utilizado como Clube Desportivo Municipal. Foi transformada em um espaço de lazer e preservação ao ser transferida para a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Recentemente, o local é visitado por milhares de munícipes de São Paulo como o Parque Morumbi Sul.  

 A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancasA imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentroO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens