Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Menos de um mês após inauguração, Morumbi Sul está entre os 10 parques municipais mais visitados de São Paulo
O Parque Morumbi Sul entrou no ranking semanal dos 10 parques mais visitados da cidade de São Paulo. Inaugurado no dia 7 de junho, a área com cerca de 84 mil m² recebeu mais de 17 mil visitas entre os dias 16 e 22 de junho. O espaço de lazer e relaxamento está localizado na zona sul do município, no Campo Limpo, e conta com quadras, trilhas, cachorródromo, parquinhos, academia para a terceira idade e muita arborização.
Com o investimento de mais de 15 milhões de reais, o local abriga dezenas de aves silvestres, sendo um importante refúgio para a fauna da cidade, principalmente para as espécies aviárias. O 120º parque da cidade também possui cerca de 22 mil m² de áreas verdes diversificadas em 108 tipos de plantas, sendo 62 nativas do município. Uma pesquisa publicada na revista científica “Urban Forestry & Urban Greening”, aponta benefícios na saúde mental e no bem estar das pessoas ao entrarem em contato com a natureza, diminuindo os sintomas de transtornos mentais e de estresse.
“A quantidade de visitantes no Morumbi Sul mostra a importância desses espaços para a população de São Paulo. A nossa prioridade é expandir essas áreas para integrar cada vez mais os munícipes à natureza da nossa cidade, construindo espaços alinhados ao bem estar da nossa população e à sustentabilidade”, afirmou o Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Além das áreas verdes aptas para o desenvolvimento da fauna e da flora, o parque possui edificações construídas com material sustentável que consome menos madeira e energia, diminuindo, inclusive, a pegada de carbono das obras. O Relatório de Status Global de Edificação e Construção das Nações Unidas (ONU), aponta que 34% da demanda de energia e 37% das emissões de CO2 relacionadas à energia derivam do setor de construção. O Morumbi Sul é o primeiro a aplicar a técnica no município e a prefeitura busca ampliar a ação para outros parques da cidade.
A área pertencia à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e era utilizado como Clube Desportivo Municipal. Foi transformada em um espaço de lazer e preservação ao ser transferida para a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Recentemente, o local é visitado por milhares de munícipes de São Paulo como o Parque Morumbi Sul.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk