Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Trilhas monitoradas no Parque Shangrilá
Foto: Arquivo SVMA
Ao longo do mês de abril, o parque Shangrilá, no Grajaú, zona sul da cidade, oferece um programa de trilhas monitoradas. Elas acontecem nos dias 11, 13, 18, 20, 25 e 27 deste mês e têm como opções de trajeto dois dos lugares mais encantadores da região: a Alameda dos Ipês e a Trilha das Nascentes.
Pela Alameda dos Ipês, a aventura começa com um breve resumo da história do local. O monitor conduz os participantes por uma área plantada em Sistema Agroflorestal, os SAF´s, feita para recuperar uma ribanceira degradada, compactada, sem fertilidade, com erosão e alguns ipês recém-plantados. Feito isso, o grupo passa pela “toca do lagarto” e nos dias de sol, com sorte, pode-se observar o lagarto Teiú de cerca de dois metros de comprimento. Na sequência o passeio segue até a ponte da “boca de lobo” onde se discute a questão do urbanismo e meio ambiente.
Já na Trilha das Nascentes, o monitor resume o histórico da área, que era um eucaliptal e foi enriquecido com mais de 3.000 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, e explica como foi recuperada a área e protegidas as duas nascentes que desaguam na represa Billings. Entre as espécies presentes no local, está o Pau-Brasil. O grupo ainda passa pelas nascentes com água limpa dos principais rios da região.
Ao final dessa trilha ainda é possível passar na Horta Mandala, no Minhocário e no Viveiro. Quem quiser pode participar do ensino de plantio, que consiste em mostrar ao público como se prepara, de forma correta, mudas a serem plantadas. Por fim, cada participante pode levar uma mudinha para casa.
Ambas as trilhas se iniciam às 14h.
Mais informações: link
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk