Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2018 | Horário: 06:00
Compartilhe:

Nasce bebê de Luna, bugio sobrevivente do meio urbano

-

Luna é uma fêmea de bugio que acaba de dar à luz. Ao lado do macho Bácaro, compõe uma alegre família de primatas (este é o terceiro filho do casal) que, em futuro próximo, poderá ser devolvida à natureza. Até isso acontecer, ela e seus familiares continuarão a salvo, no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), da Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

A jovem mãe é, na verdade, uma sobrevivente. No dia 16 de março de 2014, Luna foi encontrada por um morador, na rua Manoel de Araújo, ao lado do Parque Rodrigo de Gásperi, após ter sido eletrocutada na rede elétrica e sofrer parada cardíaca. O munícipe não hesitou em reanimá-la, enquanto aguardava a chegada da Polícia Ambiental. Pesando 4,6 kg, Luna foi conduzida ao CeMaCAS para atendimento. após seis meses, foi colocada junto de Bácaro, que chegou ao centro em 2009.

O casal poderia integrar a triste estatística de animais silvestres mortos na área urbana. Foram salvos e o CeMaCAS tem a missão de devolvê-los à natureza. Nos últimos dez anos, foram registrados 633 óbitos de primatas (entre saguis e bugios), muitos deles vitimados pela rede elétrica. Livres dos riscos provocados pelo convívio com o homem, Luna, Bácaro e os três filhos permanecerão em segurança, no CeMaCAS, até que possam voltar ao habitat - devidamente protegidos contra o mosquito transmissor da Febre Amarela.

collections
Galeria de imagens