Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Alunos são certificados no curso de Hortas Sustentáveis
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com o Instituto Casa Bandeirista, realizou em março um minicurso sobre Hortas Sustentáveis. Além de visitarem o campo experimental da Escola Municipal de Jardinagem (EMJ), no Parque Ibirapuera, os alunos puderam conhecer as hortas produzidas no Edifício Pátio Victor Malzoni. A atividade foi realizada nos dias 20 e 22 de março, com a coordenação de Adão Luiz Castanheiro Martins, diretor da EMJ.
O minicurso é o primeiro evento criado pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), divisão de educação ambiental da SVMA para o Instituto Casa Bandeirista. O objetivo é disseminar conteúdos relacionados a ações e práticas sustentáveis, dividindo a responsabilidade pela busca de uma cidade mais sustentável entre a iniciativa privada, o poder público e os cidadãos.
No primeiro dia, realizado no campo experimental da EMJ, os participantes aprenderam formas de implantar e conduzir uma horta orgânica em condições de luz natural e artificial, feita a partir de leiras, além do processo de produção de uma composteira. Já na sede do Edifício Pátio Victor Malzoni, os participantes conheceram as práticas construtivas sustentáveis, a gestão de resíduos e a horta subterrânea que o edifício implantou. O evento contou com as presenças do secretário Eduardo de Castro e de Juliana Roldan, diretora do Instituto Casa Bandeirista (ICB), e foi finalizado com a entrega de certificado aos participantes.
Inovação
A experiência do Edifício Pátio Victor Malzoni, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, repete projetos existentes somente em Londres e Tóquio. Trata-se de transformar os resíduos orgânicos gerados no próprio prédio em adubo, por processo de compostagem. A existência de restaurantes e de espaços corporativos aumenta o volume, permitindo o aproveitamento do resíduo sem desperdícios.
Esse adubo é usado nas hortas instaladas no subsolo recebem iluminação artificial por lâmpadas de LED especiais, para compensar a falta de luz solar. A irrigação, por seu lado, é feita por um sistema automático, alimentando os “canteiros”. O espaço subterrâneo é uma maneira de envolver os usuários do condomínio para o tema da reciclagem.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk