Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
PNM Fazenda do Carmo realiza plantio de 500 mudas neste sábado
Neste sábado (15), a partir das 9h, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo recebe uma ação de plantio de 500 mudas de árvores, utilizando 29 espécies nativas, como Guanandi, Ipê Amarelo, Pau Ferro e Guapuruvu. O objetivo da iniciativa é cumprir a meta 23 do Programa de Metas 2017-2020, que prevê o plantio de 200 mil novas espécies de árvores na Cidade de São Paulo.
A iniciativa deste sábado será executada pelos voluntários da OISCA International, ONG japonesa mais antiga na área de desenvolvimento social e meio ambiente. Ela atua em mais de 30 países e está no Brasil desde 1999, com o programa Florestas do Século XXI, cujo objetivo é reflorestar e recuperar o Bioma de Mata Atlântica. Hoje, o programa conta com cerca de 140 mil árvores nativas plantadas no município de São Paulo, tornando-se assim um dos maiores projetos de reflorestamento dentro de área urbana do mundo.
Esta iniciativa antecipa as comemorações pela chegada da Primavera, no dia 22 de setembro. O plantio de árvores é uma das alternativas para reduzir os impactos ambientais e garantir que as próximas gerações sobrevivam. Esta ação trará inúmeros benefícios para a fauna e flora, além de enriquecer as áreas verdes do parque. O projeto tem apoio da SVMA e da UPS, empresa de logística que fornecerá os voluntários para o plantio.
O Parque Natural Fazenda do Carmo está localizado na região leste da capital e totaliza uma área de 4.497.800m². Ele compõe a maior mancha de vegetação nativa da região e foi afamado como a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral da capital paulista. Ele pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Parque e Fazenda do Carmo, cuja gestão é feita pelo governo do estado, e faz parte do Cinturão Verde Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Sua cobertura vegetal é bastante diversa, formada por matas ciliares, capoeiras, campos, reflorestamento de eucaliptos, brejos e remanescentes de Mata Atlântica. A ação do homem na área do PNMFC é evidente e pode ser detectada pela menor densidade de indivíduos arbóreos, resultado de atividades extrativistas de madeira e palmito – notadamente nas áreas mais próximas às vias. Mais de cem espécies compõem sua rica fauna, com predomínio das aves. Dentre os mamíferos, destacam-se o bicho-preguiça (Bradypus variegatus) e o veado (Mazama gouazoubira).
SERVIÇO
Plantio no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Data: 15/09 (sábado)
Horário: a partir das 9h
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350, São Paulo
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk