Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 9 de Setembro de 2019 | Horário: 17:18
Compartilhe:

Parabéns ao defensor da saúde animal

-

Imagem da miniatura de um Médico Veterinário com uma coruja no ombro e segurando dois cachorros. Ao lado direito, na cor branca está escrito: “09 de setembro” e abaixo, em preto: “Dia do Médico Veterinário”.

Sejam domésticos ou silvestres, todos os animais demandam – e merecem – cuidados especiais ao longo da vida para garantir bem-estar e longevidade. Em homenagem aos profissionais que zelam pela saúde das mais diversas espécies e, consequentemente, pela saúde humana, é comemorado o Dia do Médico Veterinário nesta segunda-feira (9). Mais de 130 mil médicos veterinários atuam no país, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), integrando inclusive a equipe da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Em 1933, nesta mesma data, Getúlio Vargas regularizou a profissão e o ensino de medicina veterinária no Brasil por meio do Decreto Lei nº23.133. Desde então, estes técnicos podem trabalhar em inúmeras áreas, como atendimento em clínicas, desenvolvimento de produtos de uso animal, produção de vacinas e até mesmo com a produção de alimentos de origem animal. Outro exemplo de área de atuação está nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), como o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS).

Falar de medicina veterinária é também falar sobre saúde pública, já que estes profissionais contribuem com a pesquisa, a prevenção e o controle das zoonoses – ou seja, das doenças que os animais podem transmitir ao ser humano –, como raiva, leptospirose, dengue e febre amarela. Mesmo assim, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) reconheceu a medicina veterinária como profissão da área da saúde somente em 1998.

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)

collections
Galeria de imagens