Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura entrega obras de revitalização do Parque Anhanguera
A Prefeitura de São Paulo, por intermédio do Secretário Eduardo de Castro, entregará amanhã (14/11) as obras de revitalização do Parque Anhanguera e fará uma vistoria nas obras do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCas).
As obras de revitalização do maior parque da cidade, que este ano completou 40 anos, incluem a readequação das quadras poliesportivas, campos de futebol, parquinhos, Academia da Terceira Idade (ATI), churrasqueiras e bebedouros.
Além disso, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente está promovendo outras duas obras simultaneamente, a reforma geral do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCas), que receberá nova pintura, substituição das instalações elétricas, limpeza e construção de novos recintos para os animais; e a construção de um sistema de tratamento de efluentes. O prefeito Bruno Covas fará uma vistoria nas obras para verificar o andamento dos trabalhos que devem ser finalizados em março de 2020.
Tanto as obras de revitalização do parque, quanto a reforma do CeMaCas são financiadas com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI).
A reforma do Parque Anhanguera faz parte do Plano de Metas 2019/2020 da Prefeitura de São Paulo, que prevê a revitalização de 58 parques municipais e a construção de 10 novos em várias regiões da cidade.
INFRAESTRUTURA – O Parque Anhanguera está equipado com quadras poliesportivas, ciclovia, dois campos de terra, paraciclos, nove quiosques, aparelhos de alongamento, churrasqueiras, anfiteatro, playgrounds, espelho d’água, pista de caminhada, sanitários e entrada do parque adaptados para pessoas com deficiência, estacionamento gratuito e orquidário. Possui também o Bosque da Leitura realizado pela Secretaria de Cultura aos domingos e o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), em sua área de visitação restrita.
PARTICULARIDADES – Da área total de 9.500.000 m², menos de 5% (400.000 m²) destinam-se à visitação pública, e o restante é restrito para preservação do ecossistema e diversidade biológica. O Anhanguera está situado em uma zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, pois tem grande importância como Corredor Ecológico e troca de fluxo gênico, permitindo a ligação e manutenção de espécies de fauna e flora dessas regiões.
Sua FLORA traz vegetação com predomínio de eucaliptal (Eucalyptus sp.), sub-bosque com espécies nativas, remanescentes de Mata Atlântica ao longo de cursos d’água, campos secos (espécies típicas de cerrado), brejos, áreas ajardinadas e horto de plantas medicinais.
O parque possui elevada riqueza de FAUNA. Das 382 espécies, 172 são de aves, com destaque para falcão-de-coleira, acauã, gralha-do-campo, tietinga, maitaca, jacuaçu, coró-coró, inhambu-guaçu e inhambu-chitã. Dentre as aves endêmicas de Mata Atlântica ocorrem papa-taoca-do-sul, arapaçu-rajado, tangará, e sanhaçu-de-encontro-amarelo. Possui grande diversidade de beija-flores, como o pequenino estrelinha-ametista, o beija-flor-preto e o beija-flor-de-fronte-violeta, que visitam as flores de malvavisco. À noite, brejos e lagos tornam-se bastante festivos com a “musicalidade” das 15 espécies de rãs, pererecas e sapos.
Serviço:
Entrega das obras de Revitalização do Parque Anhanguera e Vistoria às obras do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS).
Horário:11horas
Endereço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 – Perus (km 26 da Rodovia Anhanguera)
Informações: Assessoria de Imprensa/SVMA
(11) 5187.0217/ (11) 99483.9144
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk