Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Domingo, 24 de Novembro de 2019 | Horário: 10:00
Compartilhe:

ONU sugere alternativas sustentáveis de resfriamento de ambientes

As soluções propõem recursos baseados na natureza, facilitando a queda da temperatura ambiente e reduzindo gastos com refrigeração de ar.

Fotografia de uma sede com telhado branco, paredes marrons e uma passagem para o outro lado. À frente, uma rampa de acessibilidade com piso de madeira e corrimão branco.

As temperaturas nas cidades chegam a ser, em média, 9º C maiores que nas áreas rurais, pois o concreto absorve e irradia a luz solar. A concentração de pessoas, carros e máquinas também contribui para aumentar a sensação de calor. Consequentemente, o uso crescente de aparelhos de ar-condicionado gera um alto consumo de energia.
Segundo relato da ONU Meio Ambiente, implementar estratégias de refrigeração limpa nas cidades pode não apenas reduzir o uso de ar-condicionado, como também melhorar a qualidade do ar e a saúde pública. Há muitas alternativas, segundo a organização.

Melbourne, na Austrália, está apostando em soluções baseadas na natureza, como parte de seu compromisso com o acordo climático de Paris. O objetivo da iniciativa é plantar três mil árvores por ano, que irão fornecer sombra, refletir a luz do sol e liberar umidade, através de suas folhas. A estimativa é de que a cidade consiga reduzir em 4ºC sua temperatura atual.
Fonte: Organização das Nações Unidas

 

collections
Galeria de imagens