Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
São Paulo tem grande evolução no programa Município VerdeAzul
O desempenho da Cidade no Programa Município VerdeAzul - PMVA, uma iniciativa do governo estadual para estimular boas práticas em sustentabilidade nas cidades paulistas, apresentou evolução de mais de 500%, com o município na 98ª colocação, em avaliação parcial. O resultado final do Ciclo Ambiental 2019 será conhecido em março de 2020, em cerimônia a ser realizada no Palácio do Governo, mas esta prévia deixa claro que a cidade tem retomado seu protagonismo ambiental.
Ao longo de 2019, diversas ações foram conduzidas entre as diferentes unidades da Prefeitura e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) que têm relação com as 85 tarefas da agenda ambiental proposta para a obtenção do Selo Verdeazul. O desempenho da cidade em cada uma das diretivas é convertido em pontuações, que por sua vez definem sua colocação no Ranking Ambiental do Estado.
A capital paulista é signatária do programa desde 2008 e são dez as diretivas que definem a nota das cidades no programa. São avaliadas Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura e Educação ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos e Uso do Solo. Segundo o coordenador estadual do VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva, o PMVA é como uma escola: “Os que atingem a média de 80 pontos ganham certificado”.
A conquista, no entanto, envolve outras equipes, como esclarece Vivian Prado Fernandes, interlocutora do programa no município. A Divisão de Informações Ambientais da Coordenação de Planejamento Ambiental, da SVMA, é a responsável pela coordenação do atendimento de São Paulo ao programa, promovendo a articulação, captação e análise das informações enviadas ao Estado anualmente.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk