Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 22 de Julho de 2020 | Horário: 10:10
Compartilhe:

Cometa Neowise, considerado o mais brilhante dos últimos 7 anos, pode ser visto a olho nu da Terra

O fenômeno será menos visível no hemisfério Sul e precisará de ajuda de telescópio

Foto de um cometa branco passando pelo céu estrelado


O famoso Neowise, terceiro cometa descoberto em 2020 e o mais brilhante dos últimos sete anos, alcançará o ponto mais próximo da Terra no dia 23 de julho. Oficialmente chamado de C/2020 F3, o cometa foi detectado pela primeira vez pelo telescópio espacial da Nasa, que possui o mesmo nome, Neowise, no dia 27 de março.

A má notícia é que sua trajetória aparente está em constelações que estão abaixo do nosso horizonte, sendo de fácil visualização para os habitantes do hemisfério norte. O fenômeno será menos aparente no hemisfério Sul e precisará de ajuda de binóculo ou telescópio pequeno para ser visto.

Segundo o diretor dos Planetários de São Paulo, João Fonseca, o cometa já está visível no hemisfério norte há um mês e meio, e o hemisfério sul conseguirá observar o episódio nos próximos dias. “Conforme ele se afasta do Sol, ele fica menos brilhante, então agora ele está bem mais fraco. Ele chegou em uma magnitude que é quase das estrelas mais brilhantes do céu, no caso, ele já está perdendo esse brilho pois está mais distante do Sol”.

O diretor complementa que quando Neowise estiver visível para a latitude de São Paulo – o que deve ocorrer a partir do dia 24 – seu brilho já estará próximo do limite de nossa visão e muito próximo ao horizonte na direção noroeste, dificultando ainda mais a sua observação.

collections
Galeria de imagens