Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Remanescentes de ludo-escultura encontrada no Parque Raul Seixas é exemplo da importância de preservar a história
Durante a obra de requalificação realizada no Parque Raul Seixas em 2019 a equipe de projeto fez uma descoberta de remanescentes de ludo-esculturas da artista plástica Elvira de Almeida. Foi durante uma das vistoriais de obra que a equipe se deparou com a figura em meio ao bosque, feita de tora de eucalipto com pinturas geométricas e com uma peça metálica no topo. A princípio foi pensado que se tratava de uma peça feita por algum frequentador do parque.
Na pesquisa que se seguiu nos arquivos da SVMA foi descoberta uma fotografia dessa mesma peça datada de 1989 com a legenda “vista da casa da administração e ludo-escultura de Elvira de Almeida”. A partir desse momento foi mais fácil traçar o histórico e a origem da obra.
Elvira de Almeida foi arquiteta, escultora, designer e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, além disso trabalhou algumas vezes em conjunto com a Prefeitura de São Paulo com a proposta de transformar sucata em arte lúdica. Algumas dessas obras foram executadas nos Parques: Raul Seixas, Chico Mendes e Ibirapuera.
Passados tantos anos, restaram poucos vestígios das ludo-esculturas. Porém, afim de manter a memória e resgatar os valores históricos do Parque Raul Seixas, a equipe de projeto passou a estudar maneiras de reincorporar a obra ao parque. Os remanescentes da escultura foram incorporados ao projeto e receberam a devida identificação, o que não havia acontecido desde 1990, ano da conclusão da obra.
Para maior conhecimento, leia o artigo"Vestígios da ludo-escultura de Elvira de Almeida" escrito de modo compartilhado pela equipe técnica de DIPO/SVMA.
Fonte: vitruvius
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk