Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parques municipais participam da Operação Fogo Zero 2022
Recentemente a cidade de São Paulo registrou um recorde de quase 50 dias sem chuva, com o mês de julho mais seco da história da capital, de acordo com dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Por conta da época de seca, as áreas verdes ficam mais expostas aos riscos de incêndios florestais.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Coordenação Municipal de Defesa Civil, atua em conjunto com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) na Operação Fogo Zero, criada em 2017, que visa agilizar o atendimento e o combate às chamas em áreas de proteção ambiental e parques. A finalidade é proteger toda a diversidade de flora e fauna, sob monitoramento do Programa Vigilância pela Biodiversidade - VigiBio, da Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental.
Os incêndios mais devastadores aparecem com uma combinação de três fatores: clima quente e seco, com umidade do ar não ultrapassando 20%; evento que provoque a primeira fagulha, tais como relâmpago, balão, limpeza de terrenos vizinhos aos parques, fogo intencional criminoso; e combustível para alimentar as chamas, como vegetação extremamente seca, madeiras, e demais produtos (lixo, entulho, móveis) descartados irregularmente.
A preparação para a Operação Fogo Zero começa meses antes. Entre os meses de março e maio, equipes dos parques municipais participaram da 3ª edição do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios, promovido pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) da SVMA. As atividades foram realizadas nos Parques Naturais Municipais (PNMs) Itaim, Fazenda do Carmo e Varginha e Parque Anhanguera.
O curso capacita os novos vigilantes dos parques e recicla os conhecimentos dos já treinados nos anos anteriores, com total de 8 horas de aulas teóricas e práticas, além de oficina de confecção de abafadores - as vassouras de bruxa. O certificado emitido tem reconhecimento nacional. No início de julho, uma oficina de confecção de abafadores também foi oferecida às equipes dos parques da região leste, em atividade no Parque Aterro Sapopemba.
O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios em áreas Florestadas do Município de São Paulo – “Operação Fogo Zero” deverá se tornar em breve uma política pública permanente, a partir da criação de uma Portaria Intersecretarial, que está sendo finalizada para publicação.
Oficina de confecção de abafadores
Parque Anhanguera inaugura central de monitoramento para detecção de incêndios
Maior parque urbano em extensão da cidade, com 9.500.000 m² de área (incluindo o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres - CeMaCAS e o Refúgio de Vida Silvestre – RVS), o Parque Anhanguera é uma das áreas verdes com maior incidência de focos de queimadas nos últimos anos.
Para minimizar potenciais riscos, o espaço recebeu no final de julho equipamentos específicos e torres de monitoramento de tecnologia importada de Israel, com sistemas de alarme e sensores infravermelho para detecção de incêndios florestais, que captam qualquer sinal de mudança de temperatura (fumaça quente) em um raio de 6km, e acionam a central de monitoramento.
Entre os equipamentos agora disponíveis estão: abafadores, foices, gorgui, mochilas flexíveis de combate a incêndio, sopradores, motosserra, roupas, capacete, óculos, luvas e botas de proteção, balaclava, carreta tipo reboque, bomba de sucção de água, trator 4x4 e três viaturas tipo pick-ups equipadas para intervenção rápida. Cursos trimestrais de formações de brigadistas também serão oferecidos para a equipe do parque.
Ao todo, 4 torres de monitoramento, com câmeras de térmicas de longo alcance, três pontos de apoio espalhados na área e estação de monitoramento do clima são as novas tecnologias de combate às queimadas.
Com essas melhorias são esperadas otimizações como: análise inteligente embutida, algoritmo de detecção de pontos quentes, processamento de imagem digital, melhora dos detalhes por fotos mesmo em tempo nebuloso/chuvoso, além de relatórios de incêndios divididos por ano e épocas.
São quatro torres de monitoramento com câmeras térmicas de longo alcance
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk