Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Divisão de Implantação, Projetos e Obras apresenta projeto do Parque Municipal Fazenda da Juta
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) esteve presente este mês na Comunidade de São Daniel Comboni, conhecida popularmente como “Casa dos Pobres”, para explanação do projeto de implantação do Parque Municipal Fazenda da Juta. A apresentação contou com o envolvimento da população local, membros do CADES - Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Subprefeitura de Sapopemba e da Câmara Municipal.
Os técnicos da DIPO anunciaram a finalização da etapa de projeto e apresentaram os detalhes do futuro parque, que contemplará os seguintes elementos: parquinho infantil, passarela, mirantes, arquibancada, áreas de repouso e contemplação, edificação administrativa, sanitários públicos, guarita, ATI (Academia da Terceira Idade), preservação ambiental, plantio de vegetação nativa, entre outros. Também foi comunicado o planejamento da obra, que se encontra em fase de licitação, com previsão de início para 2023.
O Parque Municipal Fazenda da Juta é uma área verde de aproximadamente 66.000,00m² e está localizada na zona leste do município, nos limites administrativos da Subprefeitura de Sapopemba. O espaço contém córregos e nascentes, presença da fauna com destaque para o papagaio (Amazona aestiva), espécie quase ameaçada de extinção. Além disso, sua vegetação é composta pela Mata Ombrófila Densa, típica do bioma da Mata Atlântica.
O Fazenda da Juta integra o Plano de Metas da Prefeitura Municipal de São Paulo no período de 2021-2024. A Meta 62 prevê a implantação de oito novos parques, cujo objetivo estratégico dispõe em proteger, recuperar e aprimorar a qualidade ambiental do município e promover a utilização sustentável do espaço público.
Área verde do futuro Parque Fazenda da Juta
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk