Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 3 de Abril de 2023 | Horário: 15:30
Compartilhe:

Confira os parques municipais aniversariantes de abril

Áreas verdes trazem opções de esporte e contemplação da natureza

01/04- Chuvisco (6 anos)

Este parque na região de Santo Amaro possui acessibilidade na entrada, áreas de circulação, equipamentos de ginástica e sanitários e está dividido em dois espaços. O primeiro é o núcleo de vivência, com recepção, sala de jogos, sanitários, despensa, cozinha e área para café. E o segundo é o galpão multiuso com brinquedoteca, área de estar, auditório, fraldário, sanitário acessível, área de serviço, refeitório, varanda e administração.

As áreas externas possuem pista de skate, quadra de bocha, quiosques com mesa e bancos, quadras poliesportivas, bebedouros, áreas com equipamentos para ginástica, setores para brinquedos, incluindo arborismo e pista de caminhada.

 

 

03/04- Trianon (141 anos)

O Parque Trianon fica no coração de São Paulo, na Avenida Paulista, e é um resquício remanescente da Mata Atlântica original. Foi implantado no início da década de 1910, em frente ao MASP, com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo. Esta área verde é histórica, com árvores centenárias e obras de artes relevantes, como a escultura “Fauno”, de Brecheret e “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva.

 

15/04- Nebulosas (12 anos)

O Nebulosas foi criado para preservar as nascentes do Córrego Caguaçu. Em seu projeto foi previsto um enriquecimento florestal e utilização de materiais alternativos com madeira sintética e reuso de água.

O parque conta com áreas de estar e jogos, playground, anfiteatro, campo de futebol e equipamentos de ginástica. Os sanitários e a entrada do parque são acessíveis.

 

16/04- Piqueri (45 anos)

O nome Piqueri faz alusão à aldeia indígena que habitava o trecho localizado na confluência do Ribeirão Tatuapé e do Rio Grande, atual Tietê. Em 1978, a área correspondente à antiga Chácara do Piqueri foi entregue à comunidade como parque municipal.

O espaço conta com áreas de estar, pista de cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadras de campo e poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários e canchas de bocha. Também há o Ponto da Leitura sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (SMC)

 

25/04- Rodrigo de Gásperi (41 anos)

O parque homenageia o jovem Rodrigo de Gásperi, vítima de uma bomba caseira, durante a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em uma partida entre Corinthians e São Paulo. O atrito em campo ecoou nas arquibancadas e uma das bombas lançada pelas torcidas atingiu Rodrigo.

A área verde conta com pista de caminhada, bicicletário, quadras de campo e poliesportiva, bocha, mesas com tabuleiro de xadrez e dama, de pingue-pongue, sanitários e playgrounds. Aos domingos funciona também o Bosque da Leitura (equipamento da Secretaria Municipal da Cultura).

27/04-Alfredo Volpi (52 anos)

Seu nome é uma homenagem a Alfredo Foguebecca Volpi, nascido na Itália, e um dos mais conceituados pintores brasileiros, destacando-se na Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.

O parque conta com trilhas rústicas que são usadas para corridas, caminhadas e contemplação pelo meio da mata, permitindo visualizar nascentes e lagos. Há aparelhos de ginástica, playground, praças de piquenique com mesas e bancos, estacionamento, sanitários com acessibilidade e paraciclo.

 

 

30/04- Chácara do Jockey (7 anos)

O espaço está dividido em três núcleos, O esportivo, que concentra administração, espaço de convivência, área voltada a prática de esportes, como a quadra poliesportiva e as pistas de skate que também comportam atletas de patins e ciclismo BMX. Os campos de futebol são circundados por pista de caminhada, onde também é possível encontrar a Sede dos Pequeninos do Jockey, que contribui na formação de base de jogadores de futebol.

O Núcleo Contemplativo, setor de caminhada com passeios de terra batida, é ladeado por bancos espalhados pelas margens do lago.

Já o Núcleo Cultural das Baias é considerado o maior e mais complexo conjunto de edificações voltado para a cultura e iniciativas de produção, formação e fruição do saber artístico, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens