Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025 | Horário: 10:30
Compartilhe:

Parque do Carmo recebe a 45ª edição da Festa das Cerejeiras

Festival gratuito celebra tradição japonesa de contemplar a floração e reúne inúmeras atividades que conectam a comunidade nipo-brasileira local
Essa imagem mostra galhos de uma árvore florada de cerejeira (provavelmente do tipo sakura), com flores em tons de rosa suave contrastando com o céu azul límpido. A cena transmite uma atmosfera de leveza e contemplação, típica do inverno paulistano — estação em que a florada dessas árvores atinge seu ápice.  A cerejeira, símbolo de renovação e efemeridade, tem ganhado destaque em áreas verdes da cidade de São Paulo, especialmente em parques e avenidas arborizadas, como parte dos esforços de valorização da biodiversidade urbana promovidos pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Foto: Daniel Reis/ Acervo SVMA

A 45ª edição da Festa das Cerejeiras, realizada no Parque do Carmo, inicia sua programação especial nesta sexta-feira (25/07). Realizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o tradicional evento reúne milhares de visitantes em um dos momentos mais simbólicos do calendário cultural da cidade, seguindo a tradição japonesa de contemplar a floração com apresentações culturais e feira gastronômica. 

O evento gratuito, realizado na Zona Leste da capital paulista, segue nos dias 26 e 27 de julho, e 1º, 2 e 3 de agosto, das 11 às 17 horas durante a semana, e das 9 às 17 horas aos sábados e domingos. Durante os dias do evento, os visitantes poderão aproveitar performances culturais e musicais, danças folclóricas, apresentação de Taiko (tambores japoneses), atividades no Bosque das Cerejeiras, ações no planetário e sessões sobre a cultura japonesa. Além disso, as barracas da praça de alimentação oferecem comidas típicas como yakisoba, temaki, tempurá e gyoza.

A florada ocorre no Bosque das Cerejeiras, onde estão mais de 4 mil árvores que brotam, especificamente, nessa época do ano. A ação mantém a tradição hanami viva no Brasil, a de contemplar a beleza da natureza e das flores. Do outro lado do mundo, no Japão, a expressão celebra a chegada da primavera e marca uma época de renovação e otimismo.

“A Festa das Cerejeiras é um momento de conexão, unindo tanto as comunidades japonesa e brasileira, quanto as pessoas e a natureza. É uma oportunidade única de contemplar a beleza do mundo natural e construir memórias inesquecíveis em família”, afirma Rodrigo Ashiuchi, Secretário do Verde e do Meio Ambiente. 

Recentemente, o Parque do Carmo recebeu as famosas luminárias japonesas que ficavam no bairro da Liberdade, valorizando a história do local. Será a primeira vez que os equipamentos de luz estarão na Festa das Cerejeiras, trazendo ainda mais beleza ao parque e fortalecendo a cultura nipo-brasileira no local.

A imagem mostra a entrada do Bosque das Cerejeiras, localizado no Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo. O espaço é caracterizado pela presença de luminárias com design típico japonês e por uma arborização densa, com destaque para as cerejeiras, que florescem entre julho e agosto. O local é um dos principais pontos da cidade para contemplação da florada das sakuras, símbolo da cultura japonesa e da renovação da natureza. O Parque do Carmo é também sede do tradicional Festival das Cerejeiras, evento que celebra a cultura nipônica e atrai milhares de visitantes todos os anos.
Foto: Daniel Reis/Acervo SVMA

Sobre a Festa das Cerejeiras

O festival foi idealizado e criado pelas comunidades nipo-brasileira de Itaquera, na década de 70, quando diversas associações se reuniram e plantaram as primeiras mudas de cerejeiras na região. O ato buscava reconexão com as tradições e a celebração dos 70 anos da imigração no Brasil, atualmente, o país concentra a maior comunidade nipônica fora do Japão e cerca de 2,7 milhões de descendentes e japoneses vivem no Brasil, segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês de 2023.

O evento é realizado no Parque do Carmo, com entrada pela avenida Afonso de Sampaio e Souza, número 951, em Itaquera. 

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta. O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz.

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens