Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parques municipais recebem vivências sensoriais e roteiros históricos durante Jornada do Patrimônio 2025
Os parques municipais, administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), receberam diversas atividades da programação da 11ª Jornada do Patrimônio, realizada nos dias 16 e 17 de agosto. Inspirado no festival francês Journées du Patrimoine, o evento deste ano teve como tema “Tempos em Sentidos”, unindo natureza, história e memória para celebrar os 50 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).
No sábado (16), o Parque da Independência foi cenário da visita guiada “Paisagens, geografias e narrativas”, que abordou a relação entre território, memória e identidade. Na sequência, em frente ao Parque Jardim da Luz, foi realizada o passeio “Resgatando memórias do primeiro parque do Brasil”, que destacou a importância histórica deste equipamento, que neste ano completa seu bicentenário, sendo o mais antigo público do país.
Para encerrar a programação do dia, foi realizada a “Caminhada pela Memória: Parque Jardim da Luz, 200 anos de história”, com saída pelo portão em frente à Estação da Luz, conduzindo os participantes por um percurso histórico pelo parque.
No domingo, dia 17, o Parque Raul Seixas também recebeu a visita “Uma viagem pelos equipamentos culturais”, em frente à Casa de Cultura Municipal Itaquera, no Jardim Bonifácio.
No mesmo dia, mais três atividades aconteceram simultaneamente: o “Árvores que contam histórias: design, madeira e memória”, no Parque Buenos Aires, destacando a relação entre natureza, arte e memória local; em paralelo, em frente ao Parque Chácara do Jockey, a atividade “Topografia filosófica: corpo, lugar e identidade” convidou os participantes a refletirem sobre a relação entre espaço e experiência corporal, com inscrições feitas no local; e, por fim, no Parque Piqueri, o passeio “De chácara a parque público: um passeio pela história do Parque Piqueri” resgatou a trajetória do parque.
As iniciativas convidaram o público a vivenciar experiências sensoriais e a redescobrir a história dos espaços públicos paulistanos de forma imersiva e educativa.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk