Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Paulistanos descobrem parques naturais e visitação cresce mais de 300%
Com ações coordenadas da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), os parques naturais da cidade registraram um salto expressivo de público. No primeiro semestre de 2025, o número de visitas nesses espaços cresceu 332% em relação ao mesmo período de 2022, que passou de 5.996 para 25.919 visitantes. O crescimento reflete os investimentos em infraestrutura, a ampliação de atrativos como trilhas guiadas e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao lazer e à sustentabilidade.
Entre os cinco parques naturais abertos à visitação, todos tiveram crescimento superior a 180% no primeiro semestre de 2025 em relação a 2022. Os destaques foram o Parque Natural Fazenda do Carmo, na zona leste, com aumento de 1.072%, e o Parque Natural Jaceguava, na zona sul, com alta de 594%. Também fazem parte da rede os parques Bororé, Itaim e Varginha, que vêm recebendo melhorias estruturais e ganhando cada vez mais visibilidade junto à população.
Na comparação dos anos fechados, o número de visitas a esses parques saltou de 15.479, em 2022, para 46.018, em 2024, o que representou um avanço de 197% na quantidade de visitantes que frequentam esses parques.
Os Parques Naturais Municipais são áreas públicas protegidas que têm como objetivo conservar os ecossistemas nativos e promover a recuperação ambiental. Nessas unidades, é permitido o acesso para atividades como pesquisa científica, educação ambiental, turismo ecológico e lazer em contato direto com a natureza, desde que não haja interferência nos recursos naturais.
Expansão da rede e revitalizações
Desde 2021, a Prefeitura entregou 12 novos parques municipais, que ampliaram em 3 milhões de metros quadrados a área verde disponível na cidade. Com isso, apenas a rede de parques da capital chegou a 39 milhões de metros quadrados. Os novos espaços contaram com investimento de R$ 151,7 milhões, com destaque para o Parque Augusta, no centro da cidade, que concentrou 71% das visitas entre os recém-inaugurados.
Em 2024, os novos parques somaram 2,1 milhões de visitas, o que correspondeu por 4% do total de visitas em parques de toda a cidade. No primeiro trimestre de 2025, já registraram 650 mil visitantes, o que representa 5% do público geral no período.
Paralelamente, a Prefeitura também investiu R$ 77 milhões na revitalização de 36 parques entre 2021 e 2024, entre eles os naturais Itaim e Varginha. Nesses 36 parques, a visitação cresceu 42,6%, saltando de 28,3 milhões em 2022 para 40,4 milhões em 2024 — reforçando o impacto direto das obras na adesão do público.
Recorde geral de público
A rede de parques municipais , que totaliza 120 espaços como um todo, registrou crescimento contínuo e expressivo. O total de visitas saltou de 42,4 milhões em 2022 para 56 milhões em 2024, aumento de 32%. A tendência se mantém em 2025: no primeiro semestre, foram 26,3 milhões de visitas, 39% a mais que no mesmo período de 2022.
Combinando parques revitalizados e recém-inaugurados, os investimentos da Prefeitura ajudaram a diversificar as opções de lazer em todas as regiões da cidade. Só nos três primeiros meses de 2025, os novos parques responderam por 5% do público total, confirmando sua rápida integração à rotina da população.
Mais acesso, mais atividades e mais natureza
Entre os principais atrativos responsáveis pelo crescimento expressivo de visitas aos parques naturais estão os programas de trilhas ecológicas com acompanhamento técnico. O programa Vamos Trilhar, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por exemplo, levou mais de 22 mil pessoas a explorar trilhas guiadas em parques naturais da cidade em 2024, e segue ativo aos finais de semana em 2025. A proposta oferece não só lazer, mas também contato direto com a biodiversidade, educação ambiental e reconexão da população com os territórios de preservação.
O programa Domingão Tarifa Zero, que garante gratuidade no transporte público aos domingos, também tem papel importante no aumento da visitação aos parques. De acordo com pesquisa da SPTrans, 48,5% dos passageiros que utilizam o benefício têm como destino os parques municipais, o que reforça o impacto da política pública na ampliação do acesso às áreas verdes, especialmente por famílias de regiões mais afastadas.
Além das trilhas e do transporte gratuito, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) vêm fortalecendo continuamente a programação cultural, esportiva e ambiental nos parques. A agenda inclui desde aulas de yoga, ginástica e meditação até oficinas artísticas e atividades de educação ambiental, promovido em diversas regiões da cidade com foco na valorização da natureza.
Outras iniciativas reforçam o papel dos parques como espaços de saúde e bem-estar. O programa SAMPA Saúde em Movimento oferece orientação nutricional e avaliação física em 15 parques da capital. Já as oficinas da UMAPAZ, como a de cestaria com fibras naturais, estimulam práticas sustentáveis e o resgate de saberes tradicionais. A variedade de ações tem contribuído para aumentar a permanência e o engajamento dos frequentadores.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk