Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Paulistanos descobrem parques naturais e visitação cresce mais de 300%

Com R$ 229 milhões investidos em novos parques e revitalizações, a Prefeitura ampliou em 3 milhões de m² a área verde da cidade; Parque Natural Fazenda do Carmo, na zona leste, e o Parque Natural Jaceguava, na zona sul, foram os naturais que mais receberam visitantes
A imagem mostra uma cena natural ao amanhecer, com luz dourada do sol atravessando árvores e criando um efeito de névoa suave no fundo. As cores predominantes são tons de verde das folhas e da vegetação, misturados com amarelo e dourado da luz solar. No canto direito, há silhuetas de galhos finos.  Em primeiro plano, aparece um comedouro para aves em madeira escura, com telhado inclinado também em tom escuro, contrastando com a luminosidade ao fundo. O céu no topo direito tem um degradê suave que vai do azul-claro ao branco próximo ao horizonte. Ao fundo, observa-se uma linha de árvores em tom esverdeado-escuro, parcialmente cobertas pela névoa dourada.
Foto: Acervo SVMA

Com ações coordenadas da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), os parques naturais da cidade registraram um salto expressivo de público. No primeiro semestre de 2025, o número de visitas nesses espaços cresceu 332% em relação ao mesmo período de 2022, que passou de 5.996 para 25.919 visitantes. O crescimento reflete os investimentos em infraestrutura, a ampliação de atrativos como trilhas guiadas e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao lazer e à sustentabilidade.

Entre os cinco parques naturais abertos à visitação, todos tiveram crescimento superior a 180% no primeiro semestre de 2025 em relação a 2022. Os destaques foram o Parque Natural Fazenda do Carmo, na zona leste, com aumento de 1.072%, e o Parque Natural Jaceguava, na zona sul, com alta de 594%. Também fazem parte da rede os parques Bororé, Itaim e Varginha, que vêm recebendo melhorias estruturais e ganhando cada vez mais visibilidade junto à população.

Na comparação dos anos fechados, o número de visitas a esses parques saltou de 15.479, em 2022, para 46.018, em 2024, o que representou um avanço de 197% na quantidade de visitantes que frequentam esses parques.

Os Parques Naturais Municipais são áreas públicas protegidas que têm como objetivo conservar os ecossistemas nativos e promover a recuperação ambiental. Nessas unidades, é permitido o acesso para atividades como pesquisa científica, educação ambiental, turismo ecológico e lazer em contato direto com a natureza, desde que não haja interferência nos recursos naturais.

Expansão da rede e revitalizações

Desde 2021, a Prefeitura entregou 12 novos parques municipais, que ampliaram em 3 milhões de metros quadrados a área verde disponível na cidade. Com isso, apenas a rede de parques da capital chegou a 39 milhões de metros quadrados. Os novos espaços contaram com investimento de R$ 151,7 milhões, com destaque para o Parque Augusta, no centro da cidade, que concentrou 71% das visitas entre os recém-inaugurados.

Em 2024, os novos parques somaram 2,1 milhões de visitas, o que correspondeu por 4% do total de visitas em parques de toda a cidade. No primeiro trimestre de 2025, já registraram 650 mil visitantes, o que representa 5% do público geral no período.

Paralelamente, a Prefeitura também investiu R$ 77 milhões na revitalização de 36 parques entre 2021 e 2024, entre eles os naturais Itaim e Varginha. Nesses 36 parques, a visitação cresceu 42,6%, saltando de 28,3 milhões em 2022 para 40,4 milhões em 2024 — reforçando o impacto direto das obras na adesão do público.

Recorde geral de público

A rede de parques municipais , que totaliza 120 espaços como um todo, registrou crescimento contínuo e expressivo. O total de visitas saltou de 42,4 milhões em 2022 para 56 milhões em 2024, aumento de 32%. A tendência se mantém em 2025: no primeiro semestre, foram 26,3 milhões de visitas, 39% a mais que no mesmo período de 2022.

Combinando parques revitalizados e recém-inaugurados, os investimentos da Prefeitura ajudaram a diversificar as opções de lazer em todas as regiões da cidade. Só nos três primeiros meses de 2025, os novos parques responderam por 5% do público total, confirmando sua rápida integração à rotina da população.

Mais acesso, mais atividades e mais natureza

Entre os principais atrativos responsáveis pelo crescimento expressivo de visitas aos parques naturais estão os programas de trilhas ecológicas com acompanhamento técnico. O programa Vamos Trilhar, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por exemplo, levou mais de 22 mil pessoas a explorar trilhas guiadas em parques naturais da cidade em 2024, e segue ativo aos finais de semana em 2025. A proposta oferece não só lazer, mas também contato direto com a biodiversidade, educação ambiental e reconexão da população com os territórios de preservação.

O programa Domingão Tarifa Zero, que garante gratuidade no transporte público aos domingos, também tem papel importante no aumento da visitação aos parques. De acordo com pesquisa da SPTrans, 48,5% dos passageiros que utilizam o benefício têm como destino os parques municipais, o que reforça o impacto da política pública na ampliação do acesso às áreas verdes, especialmente por famílias de regiões mais afastadas.

Além das trilhas e do transporte gratuito, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) vêm fortalecendo continuamente a programação cultural, esportiva e ambiental nos parques. A agenda inclui desde aulas de yoga, ginástica e meditação até oficinas artísticas e atividades de educação ambiental, promovido em diversas regiões da cidade com foco na valorização da natureza.

Outras iniciativas reforçam o papel dos parques como espaços de saúde e bem-estar. O programa SAMPA Saúde em Movimento oferece orientação nutricional e avaliação física em 15 parques da capital. Já as oficinas da UMAPAZ, como a de cestaria com fibras naturais, estimulam práticas sustentáveis e o resgate de saberes tradicionais. A variedade de ações tem contribuído para aumentar a permanência e o engajamento dos frequentadores.

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancasA imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentroO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens