Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025 | Horário: 10:55
Compartilhe:

Política de acessibilidade em parques municipais de São Paulo é destaque durante congresso Ibero-americano

Iniciativas implementadas em áreas de lazer da capital paulista foram apresentadas por representante da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
A imagem mostra seis pessoas sentadas em dois sofás brancos sobre um palco, participando de um painel de discussão. No fundo, há um grande telão azul com o logotipo e o nome do evento em letras brancas e coloridas: “I Congreso Iberoamericano de Parques y Espacios Públicos”, acompanhado do subtítulo em verde “Un legado verde para nuestras Capitales Iberoamericanas”.  As cores do logotipo são vibrantes: azul-claro, verde-claro, rosa e bege, formando formas geométricas. O chão do palco é preto e, à frente, há um arranjo de flores coloridas, com tons vivos de amarelo, vermelho, laranja, rosa e branco, contrastando com o verde das folhas.  As roupas das pessoas variam entre cores neutras e escuras (preto, cinza, azul-marinho) e cores mais vivas, como verde e estampas coloridas. Uma mesa de centro marrom-escura com tampo de vidro está posicionada entre os sofás.
Foto: Acervo SVMA

A política de acessibilidade implantada em áreas de lazer na capital paulista pela Prefeitura de São Paulo foi destaque durante o Congresso Ibero-americano de Parques e Espaços Públicos, realizado na cidade de San Salvador, em El Salvador, nos dias 5 e 6 de agosto. O evento, promovido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), reuniu gestores para debater e compartilhar boas práticas na gestão de espaços públicos, como os playgrounds e passarelas dos parques municipais. 

São Paulo esteve representada pela coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade (CGPABI) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Juliana Laurito Summa, que apresentou o compromisso da capital paulista com a inclusão e a acessibilidade. Os projetos seguem as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e da NBR 9050, que estabelecem critérios e parâmetros técnicos para garantir o uso seguro e autônomo dos espaços por todas as pessoas.

Entre as ações apresentadas estão a implantação de brinquedos adaptados em parquinhos infantis, pisos táteis e rampas de acesso e adequação de rotas acessíveis nos parques. Os projetos visam não apenas atender à legislação, mas promover a inclusão integral nos espaços, permitindo que crianças, idosos e pessoas com deficiência usufruam igualmente das áreas verdes e equipamentos públicos.

Além do foco na acessibilidade, Juliana também destacou a integração dessas iniciativas à outros planos estratégicos, como o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA). A coordenadora ressaltou que “a acessibilidade é parte essencial da sustentabilidade urbana, porque uma cidade só é verdadeiramente verde quando é também inclusiva”.

A apresentação reforçou a posição de São Paulo como referência internacional na criação de políticas ambientais e na gestão de espaços públicos acessíveis, sustentáveis e voltados à convivência democrática.

A imagem mostra o ícone da ODS 10 “redução das desigualdades”, representada por um símbolo rosa, com o símbolo de igual dentro de um círculo A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas  O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens