Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 2 de Setembro de 2025 | Horário: 15:56
Compartilhe:

Políticas públicas voltadas à Educação Ambiental e Fauna Silvestre são apresentadas durante congresso de municípios

Coordenadoras da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente destacaram a importância da integração entre os animais e a sociedade civil na capital paulista

Sete mulheres estão lado a lado em um palco, sorrindo, durante o 67º Congresso da Associação Paulista de Municípios. Com estilos diversos e crachás no pescoço, elas representam a presença feminina em espaços de liderança e diálogo público. Ao fundo, um telão com o logotipo do evento.
Fotografia por: Gabriela Chabbouh

Representantes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) estiveram presentes no 67º Congresso Estadual de Municípios, na Arena Pacaembu, na última quinta-feira (28). Além do titular da pasta, Rodrigo Ashiuchi, o evento também contou com a participação das coordenadoras Gabriela Chabbouh e Juliana Summa durante o painel “Saúde e Bem Estar Animal”. 

As representantes da pasta dividiram palco com a primeira-dama do município de São Paulo, Regina Nunes, a secretária-adjunta de Cultura, Carol Lafemina, a secretária Executiva de Saúde, Sandra Sabino, e a representante da ONG Vira Lata Club, Vivi Caputti, para debater sobre a importância de políticas públicas voltadas para a causa animal. Na ocasião, foi compartilhado o trabalho de Educação Ambiental aos cidadãos, bem como da Divisão de Fauna Silvestre, reforçando o compromisso da prefeitura com este setor. 

Apenas em 2024, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) atendeu mais de 60 mil pessoas em cursos e oficinas, que integram os cidadãos às principais pautas ecológicas da atualidade. Gabriela Chabbouh, Coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura de São Paulo, discutiu a relação entre os seres humanos e os animais silvestres no meio urbano, apresentando a oficina “Vida Silvestre nos Centros Urbanos - Respeitar para proteger” que refletiu sobre a ética ambiental e a proteção de todos os tipos de vida no município.

“A educação ambiental está diretamente atrelada a forma como uma população trata os seus animais silvestres. Em que como ela reage ao encontrar uma capivara ferida na estrada ou um saruê dentro de suas casas. Informar o cidadão e provocar a reflexão é essencial para construir uma sociedade mais consciente sobre sua fauna e flora”, afirmou a coordenadora  Gabriela Chabbouh.

Entre 1993 e 2025, mais de 140 mil animais foram recebidos no Centro de Manejo e Conservação de Animais (CeMaCAS), um dos maiores centros de manejo da América Latina. Juliana Summa, Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade de São Paulo, apresentou para a audiência do Congresso o Manual Cidade Amiga da Fauna que busca minimizar os problemas que os animais silvestres enfrentam no município. 

O projeto em parceria com o Instituto Ampara Silvestre busca uma integração harmônica da sociedade paulista com a fauna silvestre, por meio de metodologias práticas, workshops e oficinas técnicas, apresentadas a diferentes públicos de forma dinâmica e clara. Tendo como objetivo a convivência da população com as mais de 1.354 espécies de animais da cidade de São Paulo. 

“Estamos construindo uma cidade mais amigável à fauna, que entenda suas características e necessidades. O Manual Cidade Amiga da Fauna é um grande avanço na busca desse olhar sustentável e acolhedor”, declarou Juliana Summa. 

 

A imagem mostra o ícone da ODS 3 "saúde e bem-estar", representada por um ícone verde, com um desenho de um gráfico de batimento cardíaco e um coraçãoA imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma canetaA imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancasO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens