Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Políticas públicas voltadas à Educação Ambiental e Fauna Silvestre são apresentadas durante congresso de municípios
Fotografia por: Gabriela Chabbouh
Representantes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) estiveram presentes no 67º Congresso Estadual de Municípios, na Arena Pacaembu, na última quinta-feira (28). Além do titular da pasta, Rodrigo Ashiuchi, o evento também contou com a participação das coordenadoras Gabriela Chabbouh e Juliana Summa durante o painel “Saúde e Bem Estar Animal”.
As representantes da pasta dividiram palco com a primeira-dama do município de São Paulo, Regina Nunes, a secretária-adjunta de Cultura, Carol Lafemina, a secretária Executiva de Saúde, Sandra Sabino, e a representante da ONG Vira Lata Club, Vivi Caputti, para debater sobre a importância de políticas públicas voltadas para a causa animal. Na ocasião, foi compartilhado o trabalho de Educação Ambiental aos cidadãos, bem como da Divisão de Fauna Silvestre, reforçando o compromisso da prefeitura com este setor.
Apenas em 2024, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) atendeu mais de 60 mil pessoas em cursos e oficinas, que integram os cidadãos às principais pautas ecológicas da atualidade. Gabriela Chabbouh, Coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura de São Paulo, discutiu a relação entre os seres humanos e os animais silvestres no meio urbano, apresentando a oficina “Vida Silvestre nos Centros Urbanos - Respeitar para proteger” que refletiu sobre a ética ambiental e a proteção de todos os tipos de vida no município.
“A educação ambiental está diretamente atrelada a forma como uma população trata os seus animais silvestres. Em que como ela reage ao encontrar uma capivara ferida na estrada ou um saruê dentro de suas casas. Informar o cidadão e provocar a reflexão é essencial para construir uma sociedade mais consciente sobre sua fauna e flora”, afirmou a coordenadora Gabriela Chabbouh.
Entre 1993 e 2025, mais de 140 mil animais foram recebidos no Centro de Manejo e Conservação de Animais (CeMaCAS), um dos maiores centros de manejo da América Latina. Juliana Summa, Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade de São Paulo, apresentou para a audiência do Congresso o Manual Cidade Amiga da Fauna que busca minimizar os problemas que os animais silvestres enfrentam no município.
O projeto em parceria com o Instituto Ampara Silvestre busca uma integração harmônica da sociedade paulista com a fauna silvestre, por meio de metodologias práticas, workshops e oficinas técnicas, apresentadas a diferentes públicos de forma dinâmica e clara. Tendo como objetivo a convivência da população com as mais de 1.354 espécies de animais da cidade de São Paulo.
“Estamos construindo uma cidade mais amigável à fauna, que entenda suas características e necessidades. O Manual Cidade Amiga da Fauna é um grande avanço na busca desse olhar sustentável e acolhedor”, declarou Juliana Summa.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk