Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo reúne especialistas e autoridades no Seminário São Paulo + Verde
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), realizou nesta segunda-feira (30) o Seminário São Paulo + Verde, que encerrou a programação do Mês do Meio Ambiente. O encontro reuniu gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas de sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas na capital.
O primeiro painel, “São Paulo Resiliente: Caminhos para o Futuro Sustentável”, trouxe apresentações de Douglas de Paula D’Amaro, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), que apresentou a nova Política Ambiental da pasta, e de Renato Nalini, secretário executivo de Mudanças Climáticas, que destacou o papel de São Paulo nos preparativos para a COP30. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, abordou iniciativas de educação ambiental nas escolas, enquanto o secretário de Subprefeituras, Fabrício Cobra, detalhou projetos voltados à criação de bosques urbanos, plantios e jardins de chuva. Encerrando o painel, o professor e diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Marcos Buckeridge, falou sobre o papel da pesquisa acadêmica no fortalecimento de políticas públicas.
No segundo painel, “Emergência Climática: Desafios e Soluções Urbanas na maior cidade da América Latina”, o secretário adjunto de Mobilidade e Transportes, Rafael Toniato Mangerona, apresentou as estratégias de descarbonização e a adoção de veículos elétricos e biometano. O diretor da SP Regula, Mauro Haddad, destacou avanços na coleta seletiva, uso de caminhões movidos a biometano, usinas de recuperação energética e ecoparques. Priscila Cerqueira, assessora técnica da SVMA, apresentou o trabalho de levantamento e monitoramento do Inventário Arbóreo Municipal, enquanto a chefe de gabinete de SVMA, Tamires Oliveira, detalhou ações voltadas à ampliação de parques, plantios e Declarações de Utilidade Pública relacionadas à preservação ambiental.
Na ocasião, foi apresentado um balanço da campanha “Junho Verde”, que ao longo do mês promoveu atividades educativas e ações de plantio de mudas em todas as regiões da cidade.
“O Seminário São Paulo + Verde simboliza a união de esforços que estamos construindo para que a cidade avance na agenda climática de forma integrada e com participação social. São Paulo tem o compromisso de alinhar políticas públicas de preservação ambiental e desenvolvimento urbano responsável, visando sempre para o bem-estar da população e para as futuras gerações”, destacou o secretário Rodrigo Ashiuchi.
O evento também faz parte das ações preparatórias de São Paulo rumo à COP30, que acontecerá no Brasil em 2025. Ao final, os participantes reforçaram o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e a promoção da justiça climática.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk